Açoriano Oriental
Balanço de mortos no sismo na Turquia subiu para 40

O balanço de mortos do sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter que atingiu o leste da Turquia na noite de sexta-feira subiu para 40, anunciaram as autoridades turcas.


Autor: Lusa/AO Online

O sismo também provocou ferimentos em mais de 1.600 pessoas e pelo menos 45 sobreviventes foram até agora retirados vivos dos escombros.

As equipas de resgate estavam a vasculhar hoje os escombros na cidade de Elazig, leste do país, tentando encontrar uma mulher desaparecida de 75 anos e uma outra pessoa, enquanto os familiares esperavam nas proximidades, informou a televisão NTV.

Posteriormente, o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse que equipas de resgate recuperaram um dos corpos e ainda tentavam encontrar a outra pessoa.

O terremoto destruiu 76 edifícios e danificou mais de 1.000 na região de Elazig.

Segundo as autoridades, mais de 15 mil pessoas estão alojadas em ginásios e escolas, e mais de 5.000 tendas foram montadas na cidade para acomodar os habitantes.

As autoridades alertaram as pessoas para não voltarem às suas casas, dada a eventualidade de terem sofrido danos estruturais graves.

A esperança das equipas de socorristas de encontrarem sobreviventes nos escombros está a diminuir, segundo as autoridades de resgate.

A Gestão de Emergências e Desastres turca disse que quase 4.000 trabalhadores e 22 cães foram envolvidos nas operações de busca e salvamento.

Os sismos são frequentes na Turquia, que está localizada sob duas falhas tectónicas.

O pior terramoto no país décadas ocorreu em 1999, quando um forte abalo atingiu o noroeste da Turquia, matando cerca de 18.000 pessoas.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.