Iraque

Bagdad diz que soldados britânicos sairão até final de 2009

O conselheiro para a segurança iraquiana disse hoje que os soldados britânicos destacados no Iraque deixarão o país até ao final de 2009, mas Londres reafirmou "não ter calendário" para a retirada do contingente.


"No final de 2009 não haverá mais um soldado britânico no Iraque (e) até meados do próximo ano haverá uma redução espectacular, considerável do número de soldados britânicos", declarou Muaffak al-Rubaie, principal negociador para a retirada das tropas da coligação.

    Al-Rubaie salientou que as negociações com as autoridades britânicas se iniciaram há duas semanas e que "progridem de modo satisfatório"

    O Reino Unido tem actualmente destacados no Iraque um total de 4.000 soldados.

    Após as declarações do conselheiro para a segurança iraquiana, o Ministério da Defesa britânico reafirmou que "não tem calendário" para a retirada do seu contingente do Iraque.

    "Não temos para já um calendário", declarou à um porta-voz do Ministério da Defesa.

    "Estamos a avançar, fizemos progressos em Bassorá", cidade do sul do Iraque perto da qual estão estacionadas as tropas britânicas, "e estamos no bom caminho para a mudança fundamental da missão anunciada pelo primeiro-ministro (Gordon Brown) para 2009", acrescentou.
PUB

Premium

A empresa Azores Life Science, detentora da marca de cosméticos Ignae, participou no programa de aceleração e ideação do Parque de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Uma porta que se abriu para estender a sua atividade à China, onde irá ter acesso a unidades de testagem de ativos e capacidades de sequenciação sem qualquer paralelo em Portugal. E o administrador da empresa, Miguel Pombo, não tem dúvidas em afirmar, que “da nossa experiência na China, percebemos que existe um enorme potencial de mercado para as empresas dos Açores”