Autoridade marítima alerta para agravamento do estado do mar nos Açores

Autoridade marítima alerta para agravamento do estado do mar nos Açores

 

Lusa/AO Online   Regional   5 de Nov de 2018, 11:59

A autoridade marítima emitiu esta segunda-feira um alerta à comunidade marítima e à população recomendando medidas de precaução tendo em conta as previsões de agravamento do estado do mar nos Açores com ondas que poderão ser superiores a quatro metros.

Em comunicado, a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta (Faial) alertam para "a forte possibilidade de agravamento do estado do tempo e do mar a partir de terça-feira", pois "a agitação marítima de noroeste, associada a vento fresco, poderá ter valores de altura significativa superiores a quatro metros na manhã de terça-feira" e "aumentar ao longo do dia, podendo atingir valores de altura significativa da ordem dos seis metros".


"A partir do final de terça-feira é esperado um desagravamento, mas pouco significativo, sendo possível que a agitação marítima mantenha valores superiores a quatro metros de altura significativa ao longo de toda a semana", acrescenta um comunicado assinado pelo capitão do porto das Flores e da Horta, Paulo Rafael da Silva.


A autoridade marítima recomenda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração ou varando em lugar seguro as embarcações.


"A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima e junto à orla marítima manter uma atitude vigilante, tendo em conta que nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", alerta.




Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.