Açoriano Oriental
Astronautas prosseguem trabalhos na Estação Espacial
Os astronautas do vaivém Discovery vão prosseguir os trabalhos na Estação Espacial Internacional (EEI), ao mover um painel solar com cerca de 17 toneladas, mesmo depois de encontrarem danos num dos mecanismos que fornece energia à estrutura.
Astronautas prosseguem trabalhos na Estação Espacial

Autor: Lusa / AO online
Durante uma saída de domingo, um astronauta encontrou, no exterior da EEI, lascas de metal dentro das juntas que são necessárias para virar um conjunto de painéis solares.

As juntas de rotação, lançadas e instaladas apenas há quatro meses, controlam as asas do enorme painel solar no lado direito da estação espacial para assegurar que está virado para o sol.

A NASA limitou o movimento da junta para prevenir que os detritos causem danos permanentes, mas o que também limita a capacidade do sistema de gerar energia para a estação.

A falha da instalação do braço ou de desenrolar as suas enormes asas com painéis solares pode causar problemas na instalação planeada, para Dezembro, do laboratório da Agência Espacial Europeia, com o nome de Columbus.

O laboratório vai estar ligado ao novo módulo Harmony, que o Discovery entregou a semana passada.

O regresso do Discovery está previsto para 6 de Novembro. Os responsáveis da missão concluíram que o escudo térmico da nave está em condições para suportar e reentrada.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados