Associação de Parkinson pretende centro de atendimento

A Associação de Doentes de Parkinson, através da Delegação dos Açores, pretende criar um centro de atendimento e uma linha de atendimento para cuidar dos doentes com Parkison no arquipélago.


A delegação açoriana considera que "os doentes de Parkinson e as suas famílias necessitam de apoio, informação, suporte jurídico e psicológico, aconselhamento e encaminhamento adequado", sendo que a existência de um centro de atendimento poderia "proporcionar o apoio psico-social e jurídico adequado".

A existência de um centro de atendimento tornaria possível uma resposta mais eficaz aos problemas dos pacientes com Parkinson, sendo, por exemplo, "apenas para um desabafo ou apoiar a tomada de uma decisão ou mesmo suportar um novo projecto de vida".

A associação pretende também desenvolver um trabalho social em rede com o objectivo de criar serviços direccionados para o apoio, defesa e protecção dos doentes e familiares.

Outros dos projectos em mente é a criação dos "Doutores da Alegria", que será um grupo de pessoas acompanhantes dos pacientes durante o internamento nas unidades de Neurologia do Hospital, Centros de Saúde, Casas de Saúde, Lares de Idosos e casas particulares.

A associação também pretende desenvolver formação e apoio para as mulheres cuidadoras de doentes de Parkinson, uma rede de descontos em fisioterapia para a manutenção e melhoria das condições musculares das pessoas com Parkinson.

Por último, o apoio na área da Terapia da Fala, devido às alterações fonoaudiológicas.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares