Açoriano Oriental
Assegurar o desporto como um direito foi reivindicação da Conferência do Desporto

Na 3.ª Conferência do Desporto, que decorreu na Lagoa, o desporto foi defendido como “um direito constitucional”. Nelson Santos pediu responsabilidades partilhadas entre Estado, autarquias e entidades desportivas

Assegurar o desporto como um direito foi reivindicação da Conferência do Desporto

Autor: Mariana Lucas Furtado

O Auditório Ferreira da Silva, em Água de Pau, no concelho da Lagoa, acolheu, ao longo dos passados dias 25 e 26 de outubro, centena e meia de participantes provenientes de 30 municípios portugueses, na 3.ª edição da Conferência do Desporto.

O evento coincidiu também com o 23.º Seminário Nacional Municípios Amigos do Desporto, organizado em conjunto com a Rede de Municípios Amigos do Desporto.

Na ocasião, o vereador da área do Desporto da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, destacou que o desporto “é um direito constitucional em Portugal, estando a responsabilidade pela sua promoção dividida entre Estado, autarquias e entidades desportivas”, segundo faz saber a nota de imprensa enviada às redações.

“Assegurar que esse direito seja acessível exige o esforço coletivo de governos, municípios, clubes, escolas, organizações desportivas e famílias”, adiantou ainda o autarca, realçando “o papel dos dirigentes, técnicos, treinadores, professores, pais e avós, que transformam as políticas em ação, inspirando jovens e adultos a adotar estilos de vida saudáveis e ativos”.

Os dois dias da Conferência do Desporto foram dedicados à apresentação de projetos como “abordagens de trabalho com jovens através do desporto” e temas, como por exemplo, “a promoção desportiva no espaço escolar”, “a comunicação no desporto” e “ questões de captação de fundos e projetos”.

O vereador Nelson Santos revelou, ainda, que “a Lagoa orgulha-se de, ao longo dos últimos anos, ter implementado uma forte dinâmica desportiva no concelho, seja pelo apoio aos clubes, seja pela dinamização de eventos ou pelo aumento da oferta de instalações desportivas”, norteando-se pela visão municipal de “todos os desportos, desporto para todos” e “desporto como ferramenta de saúde”.

De recordar que o movimento associativo desportivo lagoense envolve atualmente mais de 1400 praticantes, sendo que, anualmente, “a Câmara Municipal de Lagoa garante uma intensa e diversificada agenda desportiva municipal, com cerca de 30 eventos desportivos por ano”.

Além de representantes de várias instituições desportivas e de vários concelhos de São Miguel, participaram também no evento autarcas e técnicos de variados municípios do continente, como Albergaria-a-Velha, Baião, Castro D’Aire, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Estarreja, Funchal, Fundão, Góis, Gondomar, Lagoa (Algarve), Lagos, Loures, Lousada, Matosinhos, Ponte de Sor, Portimão, Porto, Resende, Sines, Vila Nova de Famalicão, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Poiares, Vila do Porto e Vila Real.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados