Autor: Lusa/AOonline
O relatório da Comissão parlamentar do Ambiente, que é votado em primeira leitura, prevê que metade das licenças seja leiloada e os Estados-Membros possam usar as receitas para "reduzir ou até eliminar quaisquer problemas de acessibilidade e competitividade que surjam nas regiões ultraperiféricas" e os problemas em matéria de obrigações de serviço público associados à execução da directiva.
O eurodeputado social-democrata eleito pelos Açores, Duarte Freitas, disse à Agência Lusa que a negociação com os seus colegas da Comissão do Ambiente permitiu um acordo em que "pelo menos o produtos dos leilões possa reverter para compensar as RUP".
O eurodeputado açoriano está "confiante num voto favorável em plenário".
Entretanto, o grupo socialista europeu irá apresentar uma proposta complementar à da Comissão do Ambiente que prevê a suspensão da aplicação da directiva em causa nas RUP.
Segundo disse à Lusa o eurodeputado socialista madeirense Emanuel Jardim Fernandes, a suspensão deverá vigorar "até que seja realizado um estudo que permita avaliar o impacto que a directiva terá nessas regiões".
O relator da proposta parlamentar, o alemão Peter Liser - do grupo do Partido Popular Europeu, onde o PSD está integrado - propõe que todos as emissões de gases com efeito de estufa de todos voos com partida e chegada nos aeroportos da União Europeia sejam incluídos no regime de comércio de licenças de emissão (CELE).
Os eurodeputados antecipam em dois anos a proposta inicial da Comissão Europeia, que sugere duas datas diferentes: que se incluam os voos entre aeroportos da UE a partir de 2011 e os voos da ou para a UE a partir de 2012.