Anunciados novos programas de cuidados no SNS

O primeiro-ministro anunciou a ampliação dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que integrará pela primeira vez programas nacionais de saúde oral, de vacina contra o cancro do colo do útero e de apoio à procriação medicamente assistida.


As medidas de José Sócrates foram anunciadas na Assembleia da República, durante o seu discurso inicial no debate do Orçamento do Estado para 2008.

Segundo o chefe do executivo, a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2008 permitirá avançar com novos cuidados assegurados pelo SNS.

"Pela primeira vez desde sempre, o SNS passará a integrar um Programa Nacional de Saúde Oral", apontou, dizendo que este programa se desenvolverá em três vertentes.

"Será alargada ao conjunto de crianças entre os seis e os 12 anos a intervenção de prevenção da cárie dentária, realizada nas escolas; será assegurada a cobertura de 65 mil grávidas; e serão aumentados os apoios aos idosos beneficiários do Complemento Solidário na aplicação de próteses", especificou o primeiro-ministro.

Em relação à vacina contra o cancro do colo do útero, Sócrates referiu que, para o fim deste mês, está previsto o parecer da comissão técnica de vacinação sobre as condições técnicas em que dever ser aplicada essa vacina.

"Respeitando a decisão técnica, quero desde já garantir que o Governo incluirá a partir do próximo ano, no Plano Nacional de Vacinação, esta vacina [contra o cancro do colo do útero], assegurando que o acesso não depende das condições económicas das respectivas famílias", disse.

Em matéria de apoios às famílias e à natalidade, o primeiro-ministro afirmou que o Governo avançará com apoios à procriação medicamente assistida.

"Pela primeira vez, o SNS assegurará o financiamento a 100 por cento da primeira linha de tratamentos e do primeiro ciclo da segunda linha de tratamentos", declarou.

Por esta via, de acordo com a estimativa de Sócrates, "a parcela assumida pelo SNS passará a ser superior à parcela assumida pelos casais" no conjunto dos encargos com a procriação medicamente assistida.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP