Açoriano Oriental
NATO
António Costa reconhece divergência entre Turquia e aliados sobre norte da Síria

A situação no norte da Síria criou uma divergência entre a Turquia e outros países da NATO, admitiu esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa, enquanto que o homólogo britânico, Boris Johnson, advertiu para a necessidade de evitar mal-entendidos.

António Costa reconhece divergência entre Turquia e aliados sobre norte da Síria

Autor: Lusa/AO Online

"Há uma diferença de pontos de vista sobre a mesma realidade", afirmou Costa aos jornalistas após a cimeira da Aliança Atlântica em Londres, acrescentando que os líderes dos restantes parceiros da NATO registaram o ponto de vista da Turquia.

Porém, acrescentou, há uma dimensão "que tem a ver com os valores, e os valores essenciais desta Aliança que não podem sacrificados".

Em outubro, os Estados Unidos decidiram retirar as suas tropas da Síria estacionadas na zona fronteiriça com a Turquia, uma decisão que permitiu uma ofensiva militar turca em coordenação com forças da oposição sírias contra os curdos aliados pelos países ocidentais na luta contra o grupo terrorista ‘jihadista' Estado Islâmico (EI).

Entretanto, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou não aprovar a expansão dos planos militares da organização para os países bálticos caso a NATO não definisse as milícias curdas do PKK de "organização terrorista".

Durante a sua a conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu que a situação no norte da Síria é muito complexa após a reunião na terça-feira com Erdogan, o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

"Claramente reconhecemos as enormes pressões que a Turquia enfrenta, os quatro milhões de refugiados que está a acolher, e a ameaça terrorista do PKK deve ser reconhecida. O que estamos a tentar fazer é perceber os planos da Turquia para aquela parte do norte da Síria", adiantou.

Johnson enfatizou a necessidade de evitar mal-entendidos entre aliados na NATO" e que foi decidido que vai continuar a existir um diálogo sobre a situação.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.