Alunos inscritos nas escolas profissionais dos Açores aumentam para 870

O número de alunos inscritos nas escolas profissionais nos Açores atinge os 870 formandos no ano letivo 2025-2026, mais cerca de uma centena do que em 2019



No final de uma reunião com a Associação de Escolas Profissionais dos Açores do grupo parlamentar do PSD/Açores, na ilha de São Miguel, o deputado Flávio Soares destaca a capacidade de “atrair mais jovens ao ensino alternativo ao regular”, como “comprova a evolução de estudantes matriculados há cinco anos consecutivos”.

Flávio Soares referiu que o encontro visou “perceber se a estratégia definida pelo Governo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, está a obter resultados”, tendo este “saído satisfeito”.

O parlamentar admitiu, contudo, que “há dificuldade em angariar novos alunos”, havendo que “continuar este esforço diariamente, com as escolas profissionais, com maior proximidade, que é aquilo que tem vindo a acontecer desde 2020”.

De acordo com o deputado, “esta evolução não pode parar”, defendendo junto da União Europeia a “revisão de normas, de modo que a região seja dotada do financiamento adequado à realidade arquipelágica”.

No ano letivo 2025/2026, as escolas profissionais dos Açores oferecem 54 cursos (mais 6 que no período anterior), com capacidade para mais de 1.100 formandos.


PUB

Premium

A empresa Azores Life Science, detentora da marca de cosméticos Ignae, participou no programa de aceleração e ideação do Parque de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Uma porta que se abriu para estender a sua atividade à China, onde irá ter acesso a unidades de testagem de ativos e capacidades de sequenciação sem qualquer paralelo em Portugal. E o administrador da empresa, Miguel Pombo, não tem dúvidas em afirmar, que “da nossa experiência na China, percebemos que existe um enorme potencial de mercado para as empresas dos Açores”