Açoriano Oriental
ACRA alerta para “falsas promoções” na Black Friday

Associação de Consumidores da Região Açores apela à “cautela” perante a possibilidade de “falsas promoções” e critica a falta de atuação das autoridades

ACRA alerta para “falsas promoções” na Black Friday

Autor: Carolina Moreira

O presidente da ACRA (Associação de Consumidores da Região Açores), Mário Reis, apela à “cautela” da população perante as campanhas da Black Friday, que se assinala esta sexta-feira, dia 29 de novembro, denunciando a existência de “falsas promoções” para induzir os consumidores a realizar compras “impulsivas”.

“É mais uma campanha de marketing e os consumidores têm que ter muito cuidado, porque em Portugal tem-se verificado que muitas vezes são falsas promoções. As empresas aumentam os preços dos produtos semanas antes da Black Friday e apresentam descontos irreais. É uma tática enganadora que viola a confiança dos consumidores, para além de ir contra a legislação que regula as promoções”, alerta Mário Reis.

Em declarações à Rádio Açores TSF, o presidente da ACRA explica que a Black Friday é uma campanha de marketing importada dos Estados Unidos da América (EUA) que decorre habitualmente na última sexta-feira de novembro, constatando contudo que, há vários anos, muitas das marcas optaram por antecipar as promoções, que já decorrem durante todo o mês, induzindo a compras “impulsivas” que podem levar os consumidores ao “endividamento”.

“A pressão psicológica junto do consumidor conduz ao consumo impulsivo. Há estratégias de marketing que têm em vista criar a sensação de urgência que funciona como um cronómetro, um sensor de emergência e isso pode levar ao endividamento dos consumidores”, alerta.

Nesse sentido, Mário Reis lamenta que, nos Açores, pouco ou nada se faça em defesa do consumidor, criticando mesmo a atuação das autoridades competentes como a Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE) que “devia estar na rua a levantar os respetivos atos de notícia”.

“A inspeção económica tem um papel quase apagado, não faz nada nesta área há anos. Era preciso que a inspeção vigiasse os preços com maior cuidado e, chegados estes momentos, tivesse elementos comparativos. A inspeção tem poderes para isso, pode exigir a apresentação de faturas de venda, de compra, de vários elementos que estão vedados a qualquer associação de apoio ao consumidor”, frisa o presidente da ACRA, destacando ainda que deveria ser a IRAE a “informar as pessoas” sobre os perigos destas campanhas.

Mário Reis constata também que apenas “pontualmente aparecem duas ou três reclamações” junto da ACRA, verificando que nos Açores “não há o hábito de denunciar” promoções e descontos duvidosos.

Para o responsável pela associação de defesa dos consumidores, a falta de fiscalização e de denúncias tem permitido que campanhas como a Black Friday se estendam para além das datas inicialmente previstas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.