Açorianos relatam como foi emigrar para o Canadá

O Governo Regional vai promover entre 13 de maio e 1 de outubro em todas as escolas secundárias dos Açores a iniciativa "Vivências da Nossa Gente", que visa assinalar os 60 anos de emigração açoriana para o Canadá.


Segundo refere o GACS, a iniciativa é da Direção Regional das Comunidades e a primeira sessão decorrerá já amanhã na Escola Secundária Manuel da Arriaga, na Horta, às 15h00, assinalando o dia exato da chegada do navio ‘Saturnia’ à doca ‘Pier 21’, em Halifax, transportando os primeiros emigrantes açorianos.

 

 Todas as apresentações que terão lugar nas escolas contarão com a presença de açorianos que regressaram à Região depois de terem emigrado para o Canadá nos anos 50 e 60, que relatarão as suas histórias de vida.

 

Os relatos serão acompanhados da apresentação de fotografias e documentos relativos ao quotidiano e às vivências destes açorianos ao longo das décadas, na sua terra de origem e nas cidades de acolhimento. 
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região