Açoriano Oriental
"Açores são catalisador de inovação e de cooperação transatlântica"

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia defendeu, a importância dos Açores “como ponto de referência e catalisador de inovação e de cooperação transatlântica”.

"Açores são catalisador de inovação e de cooperação transatlântica"

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Luís Garcia falava na sessão de encerramento da entrega de prémios do concurso Atlântico Júnior, que teve lugar no auditório da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa.


Citado em comunicado, o presidente do parlamento dos Açores referiu que “a nossa localização privilegiada confere a Portugal uma dimensão marítima singular e oferece inúmeras oportunidades para inovar e proteger o nosso oceano”.


Nesta sessão, onde foram premiados quatro projetos de base científica e tecnológica de escolas do ensino secundário e profissional de Portugal Continental e Ilhas, Luís Garcia considerou que as soluções vencedoras “são exemplos claros de como a Ciência e a Tecnologia podem ser usadas para promover mudanças estruturais no nosso Planeta”, neste caso em particular, “na exploração e preservação deste vasto oceano que nos rodeia”, referindo-se ao Atlântico, uma vez que o concurso está circunscrito ao desenvolvimento de aplicações para esta área marítima.


O presidente da ALRAA enalteceu ainda o trabalho de cooperação entre a FLAD e a Ciência Viva na promoção desta iniciativa que reconhece “o talento e a inovação dos nossos jovens e incentiva o trabalho em equipa e a aprendizagem prática”.


Saliente-se que no concurso Atlântico Júnior, a Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral da Madeira foi a vencedora, ficando em segundo lugar o Agrupamento de Escolas da Maia e em terceira a Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) e o Colégio Valsassina de Lisboa.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.