Autor: Lusa/AO Online
As duas novas viaturas dos Bombeiros da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, representaram um investimento de cerca de 200 mil euros, inserido num pacote global de 836 mil euros para a aquisição de nove ambulâncias totalmente equipadas.
Na cerimónia de entrega das viaturas, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou o impacto deste investimento na capacidade operacional dos bombeiros.
“Estamos a reforçar os nossos meios com equipamentos de excelência, que vão permitir prestar uma assistência mais rápida, eficaz e segura à população. É um passo firme na modernização dos serviços de emergência da nossa Região", sublinhou o chefe do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), na cerimónia, onde esteve também o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel.
De acordo com o Governo açoriano, as novas viaturas "estão equipadas com tecnologia de ponta", como desfibrilhador automático externo, monitor multiparâmetros, maca homologada para transporte seguro e sistemas de comunicação integrados na Rede Integrada de Telecomunicações de Emergência da Região Autónoma dos Açores (RITERAA).
“Estas ambulâncias não são apenas veículos — são instrumentos de vida, um reforço de confiança junto dos cidadãos”, sublinhou José Manuel Bolieiro, citado em nota de imprensa divulgada pelo executivo regional.
O presidente do Governo açoriano enalteceu o trabalho dos bombeiros açorianos, considerando que "merecem também ter os melhores meios ao seu dispor".
“Estes homens e mulheres, voluntários e profissionais, merecem o nosso profundo respeito. São eles que, com coragem e dedicação, estão sempre prontos a socorrer quem mais precisa", reforçou.