Açores reduzem prazo médio de pagamento a fornecedores

O prazo médio de pagamento a fornecedores pelo Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) diminuiu em 12 dias no terceiro trimestre de 2024, situando-se em menos 35 dias face a 2020, revelou o executivo açoriano.




A informação foi avançada pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, na cerimónia de apresentação da revista “100 Maiores Empresas dos Açores – 2023”, organizada, na sexta-feira, pela Açormedia, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pelo Governo açoriano, na sua intervenção o líder do executivo açoriano referiu os resultados socioeconómicos mais recentes da região, tendo destacado "o crescimento económico contínuo durante mais de 41 meses consecutivos e o aumento de 73% na receita do IRC entre 2021 e 2024".

José Manuel Bolieiro referiu também o impacto do turismo, que já representa 20% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) regional, 17% do Produto Bruto (PB) e 17% do emprego.

“O negócio turístico não substitui a nossa economia produtiva, pelo contrário, alavanca-a”, sustentou.

Por outro lado, destacou o volume de exportações agrícolas, que atingiu os 458 milhões de euros em 2023.

O chefe do executivo açoriano sublinhou ainda a redução da carga fiscal nos Açores, que "permitiu deixar 190 milhões de euros na economia privada, superando as estimativas iniciais de 140 milhões", acrescenta a nota.

O evento incluiu uma análise ao 'ranking' das maiores empresas açorianas, realizada pela Informa D&B, e a entrega de diversos prémios, como “Maior Empresa dos Açores”, “O Gestor do Ano” e o “Prémio Produto Marca Açores”, entre outros. Empresas dos setores da Agricultura, Turismo e Comércio também foram distinguidas.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP