Açoriano Oriental
Açores lançam projeto-piloto para reciclagem de cápsulas de café

O Governo dos Açores lançou um projeto-piloto de recolha e encaminhamento para reciclagem de cápsulas de café usadas na região, que terá a duração de cinco anos e será implementado nos 19 municípios açorianos, anunciou o executivo regional

Açores lançam projeto-piloto para reciclagem de cápsulas de café

Autor: Lusa/AO Online

O projeto é desenvolvido em colaboração com os 19 municípios açorianos e a sociedade RECAPS, que agrega seis empresas produtoras de café, responsáveis por 14 marcas, em conjunto com a Associação Industrial e Comercial do Café.

O lançamento do projeto-piloto ocorreu na quinta-feira em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, assinalando também o Dia Internacional da Reciclagem, que se celebra no sábado, segundo nota de imprensa do executivo açoriano.

O secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que presidiu ao lançamento oficial do projeto, adiantou que se trata de um investimento que “ascende a cerca de 60 mil euros”, financiado por aquele departamento governamental.

O montante permitirá colocar, em todos os concelhos açorianos, um total de 130 contentores personalizados para a recolha seletiva das cápsulas de café usadas e “assegurará também uma compensação financeira destinada a apoiar os operadores de gestão de resíduos nos custos de transporte para reciclagem fora do território regional”, adianta o executivo.

Alonso Miguel explicou que o principal objetivo do projeto "é retirar estes resíduos do circuito indiferenciado, uma vez que, devido às suas características, nomeadamente a sua forma e pequenas dimensões, frequentemente, perdem-se nos transportes e escapam aos sistemas de triagem”.

Além disso, estes resíduos têm “um elevado potencial de contaminação no processo de compostagem resultante dos sistemas de tratamento mecânico e biológico”, acrescentou o titular pela pasta do Ambiente nos Açores, citado na nota.

Alonso Miguel disse que este projeto corresponde a uma das medidas previstas na Agenda para a Economia Circular dos Açores, recentemente publicada, correspondendo a uma resposta concreta aos desafios da reciclagem e a antecipação das novas exigências europeias, que apontam para a classificação das cápsulas como embalagens sujeitas a recolha seletiva obrigatória.

O governante esclareceu ainda que “esta iniciativa vem colmatar uma lacuna".

Segundo explicou, de acordo com a legislação em vigor no arquipélago, os setores do comércio a retalho, alojamento e restauração "estão já obrigados à separação deste tipo de resíduos", mas "não existia um circuito específico que assegurasse o seu encaminhamento para reciclagem".

O secretário regional do Ambiente relembrou alguns dos investimentos concretizados pelo Governo Regional, em matéria de prevenção e gestão de resíduos com "uma forte aposta na educação e sensibilização ambiental", em articulação com entidades, autarquias, operadores de gestão de resíduos, escolas e sociedade, que se traduziu "num crescimento da reciclagem em 17%, nos últimos dois anos, nos Açores".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.