Açoriano Oriental
Covid-19
Açores com 28 novos casos positivos

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 28 novos casos positivos de Covid-19, sendo 24 em São Miguel e quatro na ilha Terceira, decorrentes de 1.155 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região.

Açores com 28 novos casos positivos

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na ilha de São Miguel, foram diagnosticos18 novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, respeitantes a 10 indivíduos do sexo feminino com idades entre os 10 e os 44 anos e oito indivíduos do sexo masculino com idades entre os dois e os 38 anos.

Foram também diagnosticados quatro indivíduos, dois do sexo feminino com 43 e 63 anos e dois do sexo masculino com dois e 39 anos, contactos próximos de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado, resultante de uma nova cadeia de transmissão na Ribeira Grande, que se encontra já em investigação epidemiológica.

Um homem de 20 anos de idade, não residente, com história de ligação aérea com o exterior da Região, que após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia, obteve resultado positivo para a Covid-19.

Foi diagnosticada uma mulher de 25 anos, cujo caso se encontra em investigação epidemiológica.

Refira-se que uma mulher de 27 anos, com teste positivo, reportado no dia de ontem, saiu de São Miguel à revelia das autoridades. Estão em curso os devidos procedimentos para o seu acompanhamento no exterior da Região.


Quatro novos casos na ilha Terceira e nova cadeia na Praia da Vitória

No que diz respeito à ilha Terceira, foram diagnosticados dois novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, respeitantes a um indivíduo do sexo feminino de 39 anos e um indivíduo do sexo masculino com 54 anos.

Igualmente, foi diagnosticada uma mulher de 71 anos, cujo caso se encontra em investigação epidemiológica.

Deu positivos também uma mulher de 18 anos, contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado, resultante de uma nova cadeia de transmissão na Praia da Vitória, que se encontra já em investigação epidemiológica.

Refira-se que dois casos positivos de dois homens de 24 e 35 anos, não residentes, reportados no passado dia 27 de novembro, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujos testes de despiste ao SARS-CoV-2 realizados após o sexto dia produziram resultados positivos, apresentaram documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerados casos ativos na Região.

Saliente-se que um homem de 38 anos, não residente, saiu da ilha Terceira, com conhecimento e autorização por parte das autoridades, após ter testado negativo para o SARS-CoV-2.


Quatro recuperações nas últimas 24 horas

Foram registadas quatro recuperações na ilha Terceira, elevando o número total de casos recuperados para 519.


38 cadeias de transmissão ativas

A Região conta agora com 38 cadeias de transmissão ativas, sendo 26 na ilha de São Miguel, nove na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, uma na ilha do Pico e uma na ilha de São Jorge.


Região com 1.026 casos de infeção até ao momento

O comunicado desta segunda-feira, explica que no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que dois dos casos positivos ativos, alocados inicialmente ao concelho de Ponta Delgada, se encontram a residir no concelho da Povoação. Um caso que se encontrava alocado ao concelho da Ribeira Grande se encontra a residir em Ponta Delgada e que um caso alocado ao concelho de Vila Franca do Campo se encontra a residir no concelho da Ribeira Grande, pelo que os dados referentes aos concelhos registam já estas alterações.

Desta forma, foram detetados até ao momento 1.026 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, verificando-se atualmente 519 casos recuperados e 407 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 288 na ilha de São Miguel, 110 na ilha Terceira, um na ilha de São Jorge, dois na ilha do Pico, três na ilha do Faial e dois na ilha das Flores.

Cerca de 1385 pessoas estão em vigilância ativa.

14 pessoas internadas

Encontram-se internadas 14 pessoas, seis no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada; sete no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo e uma pessoa no Hospital da Horta, Faial.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados