Autor: Lusa/AO Online
A informação foi avançada pelo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, durante a sessão de abertura do Azores Tourism Summit 2024, evento que decorre até sábado no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
"Este certificado, que agora celebramos, representa não só resiliência, mas também uma atitude comprometida com o futuro”, sublinhou José Manuel Bolieiro.
Os Açores foram a primeira região arquipelágica do mundo com certificação de Destino Turístico Sustentável, tendo garantido, no final do ano de 2023, o “Nível IV de Prata”.
O normativo adotado pela ‘EarthCheck’ estipula um processo de certificação evolutivo que impõe a conquista progressiva de quatro patamares (prata, ouro, platina e ‘master’).
Assim, os Açores contam agora com o 1.º nível de ouro da certificação como destino sustentável, atribuído pela entidade 'EarthCheck', uma das certificadoras "mais prestigiadas do mundo em práticas de turismo sustentável", lê-se num comunicado enviado às redações.
O galardão de ouro é válido por um ano.
A certificação visa "assegurar aos viajantes um destino comprometido com práticas sustentáveis e proporcionar uma experiência de turismo ecológico e de qualidade, em linha com os objetivos estratégicos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas", sublinha o executivo açoriano.
Na sessão de abertura do Azores Tourism Summit 2024, o chefe do executivo açoriano apresentou dados sobre o crescimento da atividade turística nos Açores, indicando que, entre setembro de 2019 e 2024, se registou "um aumento de 37% no número de passageiros desembarcados e de 23% nas operações de voo".
Por outro lado, "o número de companhias aéreas a operar no arquipélago cresceu de cinco para 14", acrescentou.
José Manuel Bolieiro disse ainda que "o rendimento médio por quarto disponível registou uma subida significativa e o número de dormidas aumentou 8% no mesmo período".
O Azores Tourism Summit 2024 reúne cerca de 250 profissionais do setor, entre jornalistas, especialistas e representantes institucionais, tanto a nível nacional como internacional, com o objetivo de discutir as melhores práticas de sustentabilidade e inovação no turismo, promovendo o desenvolvimento sustentável no arquipélago açoriano.
Na sessão de abertura, o governante defendeu ainda a necessidade de os Açores serem exemplo e liderarem nas “práticas de descarbonização e sustentabilidade em todas as atividades”, com foco no setor turístico.
“Temos de ser otimistas em aproveitar o nosso contexto para fazermos bem um desafio que temos de desenvolvimento, progresso e afirmação de identidade e de excelência”, insistiu José Manuel Bolieiro, citado numa nota de imprensa.
O líder do executivo açoriano sublinhou também a importância do Azores Tourism Summit 2024 para o crescimento sustentável dos Açores.
A programação do evento inclui uma área expositiva com 32 ‘stands’ e 10 módulos institucionais, onde empresas e entidades locais apresentam serviços e projetos focados no setor turístico, em particular aqueles que visam atrair mais residentes para o turismo interilhas durante a época baixa, de com o executivo.
A iniciativa integra-se no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores 2030 (PEMTA2030), que prioriza a distribuição de fluxos turísticos entre as ilhas e a mitigação da sazonalidade.