Açoriano Oriental
Açores acolhem museu com a história da língua portuguesa
O Museu da Lusofonia deverá abrir portas, nos Açores, dentro de dois anos, para contar a história da língua portuguesa, que conta com cerca de 240 milhões de falantes espalhados pelo mundo.

Autor: Lusa / AO online

A ideia de constituição deste museu surgiu no 4º Encontro Açoriano de Lusofonia, que terminou hoje na ilha de São Miguel, após cinco dias de muito debate e troca de ideias entre participantes de Portugal, Espanha, Brasil, Canadá, Bélgica, Austrália, Eslovénia, França, Itália e Moçambique.

Para o organizador do evento, Chrys Chrystello, o sonho do futuro Museu da Lusofonia ganhou consistência na recta final do encontro e trata-se de um "projecto ambicioso" a instalar na Vila de Lagoa, ilha de São Miguel.

O projecto será agora planeado e devidamente formalizado para apresentar à autarquia da Lagoa, para que "dentro de dois anos possa abrir portas", revelou.

"Não queremos museus do ponto de vista tradicional, rodeado de teias de aranha, livros a desfazerem-se e cheiro a mofo. Queremos um museu vivo, que aproveita as novas tecnologias", afirmou Chrys Chrystello, para quem os Açores são o local certo para instalar um projecto deste tipo, já que o arquipélago está localizado a meio do Oceano Atlântico entre a Europa e a América.

Segundo o investigador, o museu vai contribuir para contar a história das primeiras palavras em português, quando a língua deixou de ser galaico-portuguesa, podendo conter alguns dos primeiros documentos em português, que estão, presentemente, a ser analisados para o futuro dicionário de português medieval.

"Para mim o que não tem limite nem paga, por enquanto imposto, é o sonho", frisou Chrys Chrystello, para quem o museu não é para se concretizar em dois ou quatro anos, por se tratar de um "sonho a construir por etapas".

A sala dedicada à açoreanidade deverá ser uma das primeira etapas a implementar, indicou.

Nuno Martins, em representação da Câmara da Lagoa que participou no encerramento do encontro, assegurou que a autarquia está disponível para acolher o projecto do futuro museu e continuar a apoiar a realização dos encontros no concelho.

A quinta edição dos Encontros Açorianos de Lusofonia, a decorrer de 05 a 08 a Abril, em Florianopolis, no Estado de Santa Catarina, no Brasil, deverá analisar temáticas tão diversas como as dez ilhas açorianas (as nove do arquipélago mais Santa Catarina), os autores esquecidos, o estado da lusofonia e a tradução de e para português.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados