Açoriano Oriental
Escola
EPROSEC - Escola Profissional

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

À Descoberta da Cultura Açoriana


Imagem2

No dia 3 de junho o centro histórico de Ponta Delgada acolheu cerca de 450 participantes no peddy paper “À Descoberta da Cultura Açoriana”. Este é um projeto promovido pela EPROSEC na comemoração do seu 30º aniversário, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, que tem como objetivo sensibilizar formandos, participantes e o público em geral para o trabalho em inclusão, a valorização da cultura e a sustentabilidade.

As atividades foram pensadas e planeadas pelos alunos finalistas do curso profissional Técnico de Animação Sociocultural, com a ajuda à execução dos adereços da turma do 2º ano do curso Técnico de Apoio Psicossocial.

Foram convidadas a participar as seguintes entidades:  EBI/JI Engenheiro José Cordeiro; CDIJ-Porto Seguro; Aurora Social; Centro Intergeracional dos Arrifes; Escola Secundária Domingos Rebelo.

O peddy paper percorreu vários pontos da cidade, mas foi no Campo de São Francisco e nas Portas da Cidade que os participantes foram desafiados a experienciar artes e ofícios tradicionais, alguns dos quais orientados por profissionais das áreas. A sustentabilidade foi trabalhada na escolha rigorosa dos materiais, na sua utilização e na conceção das atividades.

O peddy paper “À Descoberta da Cultura Açoriana” constituiu um grande desafio para estes formandos da EPROSEC, pois implicou uma complexa preparação logística e de materiais, com a criação de dezenas de atividades que decorram em simultâneo para diferentes públicos-alvo.

O projeto contou com o apoio das seguintes entidades: Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Unileite, McDonald’s, Museu Militar dos Açores, Boa Fruta, AJM Cordeiro, Lagarta, Barber Shop, La Bamba Bazar, Solidaried’Arte, Avlis, Accional, Irmandade do Senhor Santo Cristo, Oficina Museu de Capelas, Sr. Bento Silva, Sr. Hugo Raposo e a Designer Salomé Belo Marques.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Associação apela a reflexão e exercício de cidadania
A Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril nos Açores apelou a uma reflexão sobre os ideais da Revolução dos Cravos que "não foram conseguidos", alegando que existem "interesses muito fortes que querem destruir a democracia".
 
Turismo deverá continuar a crescer, mas de forma sustentável
Representantes do setor preveem que o crescimento seja menos acentuado que nos últimos 10 anos, mas que urge resolver ligações aéreas com o exterior para dar mais estabilidade. Aposta em projetos que privilegiem a autenticidade dos Açores é um dos caminhos apontados para o futuro do turismo no arquipélago, bem como o combate à sazonalidade do mercado
 
Futuro da cultura nos Açores já começou
As transformações que ocorreram na produção e apresentação artística nos Açores nas últimas décadas têm vindo a contribuir para que o futuro da cultura já esteja a acontecer
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados