
Tu decides por onde vais!

No dia 18 de fevereiro, pelas 9h15, no auditório da Escola Básica Integrada Canto da Maia, a turma D do 6.º ano de escolaridade assistiu a uma palestra sobre “Segurança na Internet”, apresentada pelo dr. José Freire.
A Internet é uma rede informática global, utilizada para ligar dispositivos eletrónicos, estejamos nós em qualquer parte do mundo, desde que haja comunicação de rede móvel ou fixa, através de satélite. Através da Internet podemos aceder a um mundo infinito de informação. No entanto, o seu uso tem aspetos positivos e negativos. Usá-la sim, de forma informada, e “ligarmo-nos à rede” apenas quando for necessário.
Hoje, o telemóvel é uma ferramenta sempre à mão e o seu uso pode tornar-se viciante (nomofóbico). Também pode prejudicar não só a visão como levar ao aumento de peso ou até mesmo à obesidade. As relações sociais também podem ser afetadas, ou seja, em ambiente digital somos muito sociais, porém em relações humanas presenciais somos seres “fechados”.
A internet tem inúmeras vantagens e, de facto, pode influenciar as nossas vidas. Permite-nos fazer pesquisas, tanto para trabalhos escolares como para outros de interesse próprio, para nos distrairmos, visualização de filmes, de videojogos…, para comunicarmos. Tomemos como exemplo o uso do e-mail ou das redes sociais que, num ápice de tempo, faz com que a mensagem chegue ao destinatário. Hoje, face à pandemia que vivemos, a Internet tornou-se uma poderosíssima ferramenta de trabalho, tanto para os alunos, no E@D, como para aquelas pessoas que podem fazer teletrabalho. “A Internet é um mundo, e acaba por influenciar as nossas vidas”, disse.
Mas a Internet tem, infelizmente, aspetos menos bons. Foi veemente salientado por José Freire a prudência que devemos ter quando partilhamos algo por email, pelo whatsApp, TicToc, Facebook ou outra, pois, a partir do momento em que o fazemos, nunca mais temos o seu controle. Os hackers são uma ameaça para os nossos dispositivos, acedendo aos mesmos e divulgando o que é nosso, violando, assim, os direitos à nossa privacidade e à segurança do que é legitimamente guardado no nosso dispositivo (fotos, textos, vídeos…).
O cyberbullying (ofensas/insultos/ameaças alimentadas via Internet) é também uma realidade nos nossos dias. Todos temos de respeitar o nome, a imagem, as ideias, os pontos de vista, a etnia, a religião, a nacionalidade de qualquer pessoa. Todos temos o direito à não agressão. Mencionou o que fazer para denunciar estes casos: ligar para a Linha de Denúncia - Linha Aberta - 800 200 212 ou para a Linha Internet Segura - 800 21 90 90. Também reforçou que nunca devemos responder a qualquer tipo de pergunta, nomeadamente de caráter pessoal.
Alertou ainda para as fake news, pois nem tudo o que está na Internet é verdadeiro; para os emails que entram na nossa caixa de correio que não são de quem dizem ser; de publicidade ou negócios enganosos, violando, plenamente, o direito a não sermos enganados.
A Internet pode também tornar-se perigosa, nomeadamente para as crianças e jovens, quando abordadas por adultos com segundas intenções (grooming – aproximação das crianças e jovens com o objetivo de as maltratar ou agredir sexualmente), violando o direito a não ser assediado ou molestado.
Sempre que fores vítima de um crime, denuncia, queixa-te às autoridades competentes: Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana; Polícia Judiciária.
Nunca fiques calado/a! Tu decides para onde vais!
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


