Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
O presidente executivo da Fidelidade, seguradora da Carris, disse que
o processo de atribuição de indemnizações às vítimas do acidente no
elevador da Glória vai demorar, porque falta definir os valores
envolvidos, mas garantiu que “ninguém fica desamparado”
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou que “o PS está com saudades” do ministro Miguel Pinto Luz e que
este irá ao parlamento, “com todo o gosto, prestar todos os
esclarecimento” sobre a TAP
O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, acusou os líderes ucranianos de ingratidão face ao que diz serem os seus
esforços para por fim a uma guerra que herdou “e que nunca deveria ter
acontecido”
O presidente do Governo espanhol pediu diálogo e respeito pelo
direito internacional devido ao cancelamento de voos para a Venezuela
após o aviso de cautela dos Estados Unidos a quem sobrevoar aquele país e
o sul do Caribe
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro afirmou que, devido à ingestão de medicamentos, entrou num estado de “paranoia” e “alucinações”, que o levou a queimar com um soldador a pulseira eletrónica, porque acreditava que havia um sistema de escuta