Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considerou hoje que as negociações foram construtivas e antecipou novos encontros com a Rússia “possivelmente já na próxima semana”.
A segunda fase do campeonato nacional da II Divisão vai ter início este fim de semana e as duas formações açorianas presentes na prova jogam fora de portas.
Foram retomadas na manhã deste sábado, 24 de janeiro, as buscas pelo homem de 47 anos que se encontra alegadamente desaparecido desde ontem junto às piscinas da Madalena do Pico, na ilha do Pico, no arquipélago dos Açores.
A secretária regional da Saúde assinalou, na cerimónia de receção dos novos médicos internos, os “resultados expressivos” do regime de dedicação plena, "ao qual aderiram 370 dos 436 médicos elegíveis" na região, "correspondendo a 85% de adesão".
Chega e PS negam o pedido de apreciação com urgência da anteproposta de lei apresentada pelo parlamento açoriano. Francisco César absteve-se, mas viu o Partido Socialista agendar potestativamente a discussão para a revogação do novo modelo para dia 18 de fevereiro.
O secretário regional do Ambiente e da Ação Climática rejeitou ontem a ideia de os Açores criarem uma taxa para financiar o socorro a vítimas de acidentes em trilhos pedestres, como propõe o deputado do PAN no arquipélago.