Escola

Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ESAQ no CCB

Reflexões

Após o projeto expositivo inspirado na condição difícil de uma geração, que vivenciou a transição para a vida adulta, durante uma pandemia, surgem, agora, as reflexões das duas participantes açorianas sobre a exposição inaugurada, no dia 14 de março, no CCB.


As discentes Anita Peixoto e Margarida Cruz, em representação da Escola Secundária Antero de Quental, que participaram, em Lisboa, de forma empenhada e ativa na exposição no CCB, contam as suas experiências na primeira pessoa.

Segundo Anita Peixoto, “Sala de Aula, um olhar adolescente” foi um projeto extremamente envolvente e enriquecedor. Começando pelas sessões online do seu focus group, que, desde cedo, se mostraram como um espaço aberto à discussão de pontos de vista e à troca de ideias de alunos de norte a sul do país, com base em temas de extrema importância, desde o impacto do espaço arquitetónico escolar na nossa aprendizagem e na forma como nos relacionamos com o mesmo, até à forma como a pandemia nos afetou, enquanto geração num ponto de viragem, quer na nossa vida pessoal, enquanto adolescentes, quer na nossa vida escolar. " e acrescenta "Toda a experiência foi em si uma forma de nos dar voz, enquanto estudantes e, sobretudo, permitiu-me fazer parte de uma exposição de um dos maiores pontos de convergência cultural do país, como o Centro Cultural de Belém (tendo em conta o fator das barreiras insulares inerentes a uma aluna de Artes numa Região Autónoma).

Margarida Cruz destaca " A convivência, todas as segundas e quartas, acabou por se tornar uma rotina agradável, um momento de reflexão necessário, mas, muitas vezes, esquecido na correria do quotidiano. O projeto atingiu o seu apogeu na inauguração da exposição, acredito. A possibilidade de ir a Lisboa, de estar frente a frente com todos os outros alunos, que fizeram parte do focus group, de ver os nossos conteúdos, num espaço físico, expostos como parte da exposição, conhecer a equipa do CCB e também do Plano Nacional das Artes foram oportunidades incríveis e que me deixaram de coração cheio.".

 

 

 

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Nova proposta de acordo "não é suficientemente ambiciosa"
Nova proposta de acordo "não é suficientemente ambiciosa"
A ministra do Ambiente defendeu que a nova proposta da presidência brasileira da COP30 “não é suficientemente ambiciosa” na mitigação e não contém uma "referência explícita" ao abandono dos combustíveis fósseis, mas manifestou num "acordo ambicioso"