Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ESAQ em Paris com o programa Erasmus +



De 11 a 18 de março, no âmbito do programa Erasmus+, a Escola Secundária Antero de Quental participou no projeto “As ilhas da Europa e a Île de France", levando um grupo de dez alunos a Paris.

A Escola Secundaria Antero de Quental é uma escola embaixadora do eTwinning, tendo vindo a desenvolver, regularmente, projetos com parceiros de diversas escolas europeias, para além de já ter participado em alguns projetos envolvendo mobilidades financiadas pela União Europeia, como "Being Young in Europe", "[email protected]", entre outros.

Recentemente, no âmbito do programa Erasmus+, a escola participou no projeto de mobilidade de alunos, “As ilhas da Europa e a Île de France”, com destino a França, Paris, tendo como entidade de acolhimento o LIEP – Lycée International de L’Est Parisien.

Este projeto teve como principais objetivos melhorar o bem-estar dos alunos através de atividades artísticas e criativas, desenvolver nos nossos alunos um sentimento de pertença europeia, mobilizar a comunidade educativa para a participação em projetos europeus e a futura colaboração com parceiros internacionais.

Além do referido, foi, ainda, intuito do projeto a elaboração de um museu virtual, de modo a estimular a criatividade artística dos alunos, tendo por base os conhecimentos relativos ao património cultural e material adquiridos, quer pelos alunos açorianos, quer pelos franceses, ao longo do decorrer do projeto.

Deste modo, com a concretização do projeto “As ilhas da Europa e a Île de France”, os participantes - alunos açorianos e franceses - trabalharam, numa primeira fase, em conjunto, recorrendo às plataformas digitais. Numa segunda fase tiveram oportunidade de trabalhar presencialmente, nomeadamente para a construção do referido museu virtual sobre a ilha de São Miguel e a região da Île de France, tendo por base o conhecimento adquirido in loco, em ambos as situações.

Aliás, é neste sentido que se justificaram as mobilidades do grupo de alunos franceses à ilha de São Miguel e o grupo de alunos açorianos à região da Île de France, constituindo, deste modo, a mobilidade o culminar das trocas feitas previamente no eTwinning, bem como noutros outros meios digitais.

A visita dos parceiros franceses à Escola Secundária Antero de Quental decorreu no passado mês de dezembro de 2022. Aquando da sua visita, os alunos das duas nacionalidades tiveram oportunidade de trocar experiências sobre o que é ser europeu em espaços tão díspares, bem como participaram em oficinas e demonstrações sobre as nossas artes tradicionais, além de efetuarem visitas a alguns pontos característicos da ilha.

Na mobilidade efetuada a Paris, nomeadamente de 11 a 18 de março do corrente ano, os alunos micaelenses puderam “ver” e “sentir” a Europa de outra forma. Neste sentido, os alunos realizaram múltiplas atividades com o objetivo de desenvolver o sentimento de pertença à Europa, promover a participação em atividades artísticas e criativas e, ainda, criar um museu virtual. Para o efeito foram realizados trabalhos de grupo composto por alunos das duas nacionalidades, bem como apresentação de trabalhos sobre variadas temáticas (artesanato, gastronomia, costumes e tradições) e, ainda, a organização e elaboração do museu virtual.

A par disso, foram realizadas algumas visitas com o fim de incrementar o conhecimento sobre o património cultural e material dos alunos açorianos e, consequentemente, lhes despertar o sentido de pertença à União Europeia e o sentido de estética. Assim, é de destacar a visita e a subida da Torre Eiffel, a visita ao Museu do Louvre, à “Sainte-Chapelle”, ao “Sacré Coeur”, à “Place du Tertre”, o passeio no “Bateaux Mouche” ao longo do Rio Sena, a visita à “Place de La Concorde”, à magnânima “Pont Alexandre III”, o “Arc du Triomphe”, os “Champs Élysées” e ainda a visita ao “Panthéon” e ao “Jardin des Plantes”. Todos os sítios visitados proporcionaram experiências únicas, fomentando diferentes sentimentos, vivendo-se nesta semana um misto de emoções, próprias da envolvência inerente a cada lugar... Ao conhecimento adquirido pelos livros, aliou-se o “saber de experiência feito”, revestido em todos os momentos pelo brilho do olhar expectante de cada aluno...

De igual modo, é de sublinhar o convívio e a interculturalidade, quer linguística, quer gastronómica, vivenciadas por todos os alunos, bem como a alegria e o entusiasmo, aliás, próprios ao fim de uma semana intensa de trabalho, de “imersão cultural” e, sobretudo, de muita aprendizagem, sendo a cidadania europeia o mote para o elo entre os alunos das duas nacionalidades! Não há dúvida de que todos saíram mais “ricos” e “mais europeus”!...

Os Professores: Carla Cordeiro, Mónica Pacheco, Nuno Fonseca

AO Escolas

ESAQ, EBI Canto da Maia e MCM
No dia 7 de junho, pelas 10h15, na sala Jeremias da Costa, decorreu a atividade “Hoje há Teatro!” da responsabilidade das turmas 7ºH, 9ºF, 11ºA e 12ºB.
 
Escola Secundária Antero de Quental
“João Berlim” apresentado no I9.Açores
A Escola de Formação Turística dos Açores marcou presença no Concurso I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras com o projeto “João Berlim”.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Agarra o teu futuro em 2023/2024
Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2023/2024 para os cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria, de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Organização de Eventos.
 
Escola de Formação Turística dos Açores

Notícias AO

"Alerta de chuva interrompe trânsito para a Ribeira Quente" é a manchete do Açoriano Oriental
A interrupção do trânsito para a Ribeira Quente durante 24 horas, entre sexta-feira e sábado, devido a um alerta amarelo de chuva, na sequência das derrocadas causadas pela passagem da depressão Óscar pelos Açores, está em destaque no Açoriano Oriental de sexta-feira, 9 de junho de 2023.
 
Mergulhadores inspecionam porto do Corvo devido a arrastamento de contentores
Mergulhadores realizam, no sábado, uma vistoria ao acesso e ao interior do Porto da Casa, no Corvo, Açores, depois de a agitação marítima ter projetado para o mar três contentores vazios, um dos quais já recuperado, anunciou o governo regional.
 
Circulação na estrada de acesso à Ribeira Quente interrompida durante 24 horas
A circulação rodoviária na estrada de acesso à freguesia da Ribeira Quente, Açores, vai estar interrompida durante 24 horas, a partir de sexta-feira, na sequência das previsões de chuva e por risco de novas derrocadas, foi hoje revelado.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados