Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ESAQ em Paris com o programa Erasmus +



De 11 a 18 de março, no âmbito do programa Erasmus+, a Escola Secundária Antero de Quental participou no projeto “As ilhas da Europa e a Île de France", levando um grupo de dez alunos a Paris.

A Escola Secundaria Antero de Quental é uma escola embaixadora do eTwinning, tendo vindo a desenvolver, regularmente, projetos com parceiros de diversas escolas europeias, para além de já ter participado em alguns projetos envolvendo mobilidades financiadas pela União Europeia, como "Being Young in Europe", "[email protected]", entre outros.

Recentemente, no âmbito do programa Erasmus+, a escola participou no projeto de mobilidade de alunos, “As ilhas da Europa e a Île de France”, com destino a França, Paris, tendo como entidade de acolhimento o LIEP – Lycée International de L’Est Parisien.

Este projeto teve como principais objetivos melhorar o bem-estar dos alunos através de atividades artísticas e criativas, desenvolver nos nossos alunos um sentimento de pertença europeia, mobilizar a comunidade educativa para a participação em projetos europeus e a futura colaboração com parceiros internacionais.

Além do referido, foi, ainda, intuito do projeto a elaboração de um museu virtual, de modo a estimular a criatividade artística dos alunos, tendo por base os conhecimentos relativos ao património cultural e material adquiridos, quer pelos alunos açorianos, quer pelos franceses, ao longo do decorrer do projeto.

Deste modo, com a concretização do projeto “As ilhas da Europa e a Île de France”, os participantes - alunos açorianos e franceses - trabalharam, numa primeira fase, em conjunto, recorrendo às plataformas digitais. Numa segunda fase tiveram oportunidade de trabalhar presencialmente, nomeadamente para a construção do referido museu virtual sobre a ilha de São Miguel e a região da Île de France, tendo por base o conhecimento adquirido in loco, em ambos as situações.

Aliás, é neste sentido que se justificaram as mobilidades do grupo de alunos franceses à ilha de São Miguel e o grupo de alunos açorianos à região da Île de France, constituindo, deste modo, a mobilidade o culminar das trocas feitas previamente no eTwinning, bem como noutros outros meios digitais.

A visita dos parceiros franceses à Escola Secundária Antero de Quental decorreu no passado mês de dezembro de 2022. Aquando da sua visita, os alunos das duas nacionalidades tiveram oportunidade de trocar experiências sobre o que é ser europeu em espaços tão díspares, bem como participaram em oficinas e demonstrações sobre as nossas artes tradicionais, além de efetuarem visitas a alguns pontos característicos da ilha.

Na mobilidade efetuada a Paris, nomeadamente de 11 a 18 de março do corrente ano, os alunos micaelenses puderam “ver” e “sentir” a Europa de outra forma. Neste sentido, os alunos realizaram múltiplas atividades com o objetivo de desenvolver o sentimento de pertença à Europa, promover a participação em atividades artísticas e criativas e, ainda, criar um museu virtual. Para o efeito foram realizados trabalhos de grupo composto por alunos das duas nacionalidades, bem como apresentação de trabalhos sobre variadas temáticas (artesanato, gastronomia, costumes e tradições) e, ainda, a organização e elaboração do museu virtual.

A par disso, foram realizadas algumas visitas com o fim de incrementar o conhecimento sobre o património cultural e material dos alunos açorianos e, consequentemente, lhes despertar o sentido de pertença à União Europeia e o sentido de estética. Assim, é de destacar a visita e a subida da Torre Eiffel, a visita ao Museu do Louvre, à “Sainte-Chapelle”, ao “Sacré Coeur”, à “Place du Tertre”, o passeio no “Bateaux Mouche” ao longo do Rio Sena, a visita à “Place de La Concorde”, à magnânima “Pont Alexandre III”, o “Arc du Triomphe”, os “Champs Élysées” e ainda a visita ao “Panthéon” e ao “Jardin des Plantes”. Todos os sítios visitados proporcionaram experiências únicas, fomentando diferentes sentimentos, vivendo-se nesta semana um misto de emoções, próprias da envolvência inerente a cada lugar... Ao conhecimento adquirido pelos livros, aliou-se o “saber de experiência feito”, revestido em todos os momentos pelo brilho do olhar expectante de cada aluno...

De igual modo, é de sublinhar o convívio e a interculturalidade, quer linguística, quer gastronómica, vivenciadas por todos os alunos, bem como a alegria e o entusiasmo, aliás, próprios ao fim de uma semana intensa de trabalho, de “imersão cultural” e, sobretudo, de muita aprendizagem, sendo a cidadania europeia o mote para o elo entre os alunos das duas nacionalidades! Não há dúvida de que todos saíram mais “ricos” e “mais europeus”!...

Os Professores: Carla Cordeiro, Mónica Pacheco, Nuno Fonseca

AO Escolas

Torneio de Futsal 2023
No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, a turma A, do décimo ano, trabalhou os seguintes domínios: Direitos Humanos (Igualdade de Género no Desporto); Saúde (Saúde e Desporto) e Empreendedorismo (Desporto Solidário).
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
IX Feira da Saúde da EBS da Povoação - Furnas
Realizar-se-á amanhã, 19 de maio na Praça Multiusos - Furnas, das 10h às 15h .
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
EBS da Povoação recebe mobilidade realizada no âmbito do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+
A EBS da Povoação foi a escola anfitriã da quarta mobilidade (C5) do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+. Entre 24 e 28 de Abril 13 alunos e oito professores das escolas parceiras (de França, Itália, Noruega e Polónia) juntaram-se à equipa portuguesa do projecto e participaram nas Learning Teaching and Training Activities organizadas pela escola anfitriã.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

Dia dos Açores com críticas à República
"Dia dos Açores com críticas à República" é a manchete da edição desta terça-feira do Açoriano Oriental.
 
Comparticipação de bombas de insulina vai ser discutida quinta-feira no parlamento
Uma proposta de decreto-lei do BE sobre comparticipação de bombas de insulina automáticas em Portugal vai ser discutida na quinta-feira no parlamento.
 
Martínez diz respeitar decisão de João Mário e assume que jogador estava convocado
O selecionador português Roberto Martínez afirmou hoje que é preciso “respeitar” a decisão do futebolista João Mário abandonar a equipa de Portugal e assumiu que o jogador do Benfica tinha lugar garantido na lista de convocados.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados