Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

7º1 da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas conquista o 1º lugar


Trabalho 7º1

A turma do 7º1 da Escola Básica 2,3 de Furnas conquistou o 1º lugar no concurso nacional Giotto és tu, com o tema “Juntos criamos igualdade e diversidade!”.

TÍTULO do TRABALHO:"Juntos derrotaremos a desigualdade no Mundo"
DESCRIÇÃO do TRABALHO:
Transcrição das respostas dos alunos:
"O pensamento de criarmos várias mãos foi imediato e de uma forma geral em toda a turma. Assim juntamente com a professora fomos pesquisar formas e materiais para as conseguirmos construir. A solução passou por um material usado muito pelos médicos dentistas que se chama "alginato". Elaborámos um projeto, desenhámos e pintámos as mãos e o fundo onde iriam estar essas mãos. Resumidamente, misturámos o alginato com água de forma a ficar uma massa líquida, colocámos num recipiente e inserimos a mão com a posição que pretendíamos. O alginato seca em 2 minutos e aí retirámos as mãos. Depois misturámos gesso em pó com água, mexemos bem e vertemos para dentro dos moldes de alginato. A hora de retirar o alginato foi muito intensa, estávamos todos a torcer que desse certo. Foi muito divertido o processo de as criar, pois enquanto o alginato seca tínhamos de estar imóveis e foi um desafio. Alguns de nós temos as mãos muito grandes, então, arranjar um recipiente onde elas coubessem foi outra aventura. Estávamos ansiosos para ver o resultado. Mas gostámos muito do que vimos, pois notam-se todos os pormenores (impressões digitais, cicatrizes, unhas, etc.). Com a ajuda da professora experimentámos, com guaches fazer várias tonalidades de pele. Pintámos as nossas mãos conforme pensámos. Num círculo de madeira, desenhámos o mundo e pintámo-lo. Por fim colámos as mãos no mundo. Achamos que o significado deste trabalho, é que que apesar da cor, raça, ou sexualidade pertencemos todos ao mesmo mundo. Devemos respeitar e não discriminar os outros só por serem diferentes, ou seja, o nosso trabalho representa a igualdade e a inclusão social.

Nota: Além das várias tonalidades de pele que simbolizam a diversidade racial humana, quisemos também representar a comunidade LGBTQI+, o albinismo e o autismo."
CURSO:CATEGORIA D • 3º CICLO
TURMA:7º1
Para saber mais, clique aqui: https://giottoestu.pt/vencedores-2020/

AO Escolas

Utilização de “drone” em atividades escolares
Desde outubro que o Clube de Geocaching tem um drone, podendo assim desenvolver várias outras atividades e trabalhos, que também são uma mais valia para as suas atividades habituais de Geocaching.
 
Escola Secundária da Lagoa
Nova vida para material informático
Somos alunos da turma H do décimo ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e gostaríamos de vos apresentar o nosso projeto “UPgrade”.
 
Escola Secundária da Lagoa
Presépios na EScola III
No Hall de entrada da ESLagoa encontramos mais um presépio. Na sequência do trabalho realizado no ano letivo passado, este é um projeto que cresceu numa uma dinâmica de ciclo e interdisciplinaridade na produção das figuras, todas realizadas com materias reaproveitados. A Turma de Ensino Vocacional, no âmbito da disciplina de Artes e Ofícios, tomou em mãos um projeto com alguma dimensão que enche de luz e de encanto quem passa neste espaço. Mesmo com alguma inconstância letiva, resultante da pandemia, este projeto chegou ao fim com a preciosa colaboração de docentes e assistentes operacionais.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Açores com 45 novos casos positivos e 5 recuperações
Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 45 novos casos positivos de Covid-19, sendo 43 em S. Miguel e dois na Terceira, resultantes de 1.106 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, e de um número indeterminado em laboratórios privados.
 
Vírus duplica incidência em Espanha e já provocou perto de 2.500 mortos em 2021
O número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, nos primeiros 15 dias de 2021, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias.
 
FC Porto e Benfica não aproveitam tropeção do Sporting frente ao Rio Ave
O FC Porto e o Benfica empataram hoje 1-1, no jogo grande da 14.ª jornada da I Liga de futebol, e não aproveitaram a escorregadela do Sporting frente ao Rio Ave para se aproximarem da liderança.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.