Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

7º1 da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas conquista o 1º lugar


Trabalho 7º1

A turma do 7º1 da Escola Básica 2,3 de Furnas conquistou o 1º lugar no concurso nacional Giotto és tu, com o tema “Juntos criamos igualdade e diversidade!”.

TÍTULO do TRABALHO:"Juntos derrotaremos a desigualdade no Mundo"
DESCRIÇÃO do TRABALHO:
Transcrição das respostas dos alunos:
"O pensamento de criarmos várias mãos foi imediato e de uma forma geral em toda a turma. Assim juntamente com a professora fomos pesquisar formas e materiais para as conseguirmos construir. A solução passou por um material usado muito pelos médicos dentistas que se chama "alginato". Elaborámos um projeto, desenhámos e pintámos as mãos e o fundo onde iriam estar essas mãos. Resumidamente, misturámos o alginato com água de forma a ficar uma massa líquida, colocámos num recipiente e inserimos a mão com a posição que pretendíamos. O alginato seca em 2 minutos e aí retirámos as mãos. Depois misturámos gesso em pó com água, mexemos bem e vertemos para dentro dos moldes de alginato. A hora de retirar o alginato foi muito intensa, estávamos todos a torcer que desse certo. Foi muito divertido o processo de as criar, pois enquanto o alginato seca tínhamos de estar imóveis e foi um desafio. Alguns de nós temos as mãos muito grandes, então, arranjar um recipiente onde elas coubessem foi outra aventura. Estávamos ansiosos para ver o resultado. Mas gostámos muito do que vimos, pois notam-se todos os pormenores (impressões digitais, cicatrizes, unhas, etc.). Com a ajuda da professora experimentámos, com guaches fazer várias tonalidades de pele. Pintámos as nossas mãos conforme pensámos. Num círculo de madeira, desenhámos o mundo e pintámo-lo. Por fim colámos as mãos no mundo. Achamos que o significado deste trabalho, é que que apesar da cor, raça, ou sexualidade pertencemos todos ao mesmo mundo. Devemos respeitar e não discriminar os outros só por serem diferentes, ou seja, o nosso trabalho representa a igualdade e a inclusão social.

Nota: Além das várias tonalidades de pele que simbolizam a diversidade racial humana, quisemos também representar a comunidade LGBTQI+, o albinismo e o autismo."
CURSO:CATEGORIA D • 3º CICLO
TURMA:7º1
Para saber mais, clique aqui: https://giottoestu.pt/vencedores-2020/

AO Escolas

“Semana Mundial do Espaço” na Escola Secundária da Lagoa
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional

Notícias AO

Marcelo espera que se encontrem “caminhos” para atrasos nos salários dos trabalhadores das Lajes
O Presidente da República admitiu preocupação com o atraso no pagamento de salários aos trabalhadores portugueses na Base das Lajes, devido à paralisação da administração norte-americana, mas espera que se encontrem "caminhos" para ultrapassar a situação.
 
Sindicato acusa SATA Holding de impedir acesso a “informação fundamental” ao futuro da Azores Airlines
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou a SATA Holding de estar a “impedir o acesso” a “informação fundamental” para o futuro da Azores Airlines, em vez de “criar condições de negociação real”.
 
Consórcio diz que não foi autorizado pela SATA Holding a dialogar com trabalhadores da Azores Airlines
O consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na compra da Azores Airlines, revelou que a SATA Holding não autoriza que discuta com os trabalhadores o projeto estratégico para a empresa de aviação açoriana.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.