Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

7º1 da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas conquista o 1º lugar


Trabalho 7º1

A turma do 7º1 da Escola Básica 2,3 de Furnas conquistou o 1º lugar no concurso nacional Giotto és tu, com o tema “Juntos criamos igualdade e diversidade!”.

TÍTULO do TRABALHO:"Juntos derrotaremos a desigualdade no Mundo"
DESCRIÇÃO do TRABALHO:
Transcrição das respostas dos alunos:
"O pensamento de criarmos várias mãos foi imediato e de uma forma geral em toda a turma. Assim juntamente com a professora fomos pesquisar formas e materiais para as conseguirmos construir. A solução passou por um material usado muito pelos médicos dentistas que se chama "alginato". Elaborámos um projeto, desenhámos e pintámos as mãos e o fundo onde iriam estar essas mãos. Resumidamente, misturámos o alginato com água de forma a ficar uma massa líquida, colocámos num recipiente e inserimos a mão com a posição que pretendíamos. O alginato seca em 2 minutos e aí retirámos as mãos. Depois misturámos gesso em pó com água, mexemos bem e vertemos para dentro dos moldes de alginato. A hora de retirar o alginato foi muito intensa, estávamos todos a torcer que desse certo. Foi muito divertido o processo de as criar, pois enquanto o alginato seca tínhamos de estar imóveis e foi um desafio. Alguns de nós temos as mãos muito grandes, então, arranjar um recipiente onde elas coubessem foi outra aventura. Estávamos ansiosos para ver o resultado. Mas gostámos muito do que vimos, pois notam-se todos os pormenores (impressões digitais, cicatrizes, unhas, etc.). Com a ajuda da professora experimentámos, com guaches fazer várias tonalidades de pele. Pintámos as nossas mãos conforme pensámos. Num círculo de madeira, desenhámos o mundo e pintámo-lo. Por fim colámos as mãos no mundo. Achamos que o significado deste trabalho, é que que apesar da cor, raça, ou sexualidade pertencemos todos ao mesmo mundo. Devemos respeitar e não discriminar os outros só por serem diferentes, ou seja, o nosso trabalho representa a igualdade e a inclusão social.

Nota: Além das várias tonalidades de pele que simbolizam a diversidade racial humana, quisemos também representar a comunidade LGBTQI+, o albinismo e o autismo."
CURSO:CATEGORIA D • 3º CICLO
TURMA:7º1
Para saber mais, clique aqui: https://giottoestu.pt/vencedores-2020/

AO Escolas

EFTH participa em webinário sobre vacinação
A Escola de Formação Turística e Hoteleira participou no webinário “A importância da vacinação”, dinamizado pelo Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), em parceria com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) e com a Delegação de Saúde de Ponta Delgada.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

Detetada legionella na Insulac da Ribeira Grande
Detetada a presença da bactéria legionella numa das torres de arrefecimento da empresa de laticínios Insulac na Ribeira Grande. Administração da empresa garante que nenhum funcionário está infetado. Hoje vai ser efetuada uma contra-análise.
 
Requalificação da zona balnear da baía de Santa Cruz considerada de ação de interesse público
O projeto de requalificação da zona balnear da baía de Santa Cruz, apresentado pela Câmara Municipal da Lagoa à Secretaria Regional do Mar e das Pescas e à Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, foi considerado como ação de interesse público, conforme publicado esta quarta-feira, em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.
 
Autarquia de Vila Franca apoia estabelecimentos que tiveram de encerrar em abril
A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo vai apoiar 26 estabelecimentos que tiveram de encerrar, a partir do mês de abril, devido às medidas restritivas de combate à Covid-19, num total de 118 mil e 908 euros.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados