Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

7º1 da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas conquista o 1º lugar


Trabalho 7º1

A turma do 7º1 da Escola Básica 2,3 de Furnas conquistou o 1º lugar no concurso nacional Giotto és tu, com o tema “Juntos criamos igualdade e diversidade!”.

TÍTULO do TRABALHO:"Juntos derrotaremos a desigualdade no Mundo"
DESCRIÇÃO do TRABALHO:
Transcrição das respostas dos alunos:
"O pensamento de criarmos várias mãos foi imediato e de uma forma geral em toda a turma. Assim juntamente com a professora fomos pesquisar formas e materiais para as conseguirmos construir. A solução passou por um material usado muito pelos médicos dentistas que se chama "alginato". Elaborámos um projeto, desenhámos e pintámos as mãos e o fundo onde iriam estar essas mãos. Resumidamente, misturámos o alginato com água de forma a ficar uma massa líquida, colocámos num recipiente e inserimos a mão com a posição que pretendíamos. O alginato seca em 2 minutos e aí retirámos as mãos. Depois misturámos gesso em pó com água, mexemos bem e vertemos para dentro dos moldes de alginato. A hora de retirar o alginato foi muito intensa, estávamos todos a torcer que desse certo. Foi muito divertido o processo de as criar, pois enquanto o alginato seca tínhamos de estar imóveis e foi um desafio. Alguns de nós temos as mãos muito grandes, então, arranjar um recipiente onde elas coubessem foi outra aventura. Estávamos ansiosos para ver o resultado. Mas gostámos muito do que vimos, pois notam-se todos os pormenores (impressões digitais, cicatrizes, unhas, etc.). Com a ajuda da professora experimentámos, com guaches fazer várias tonalidades de pele. Pintámos as nossas mãos conforme pensámos. Num círculo de madeira, desenhámos o mundo e pintámo-lo. Por fim colámos as mãos no mundo. Achamos que o significado deste trabalho, é que que apesar da cor, raça, ou sexualidade pertencemos todos ao mesmo mundo. Devemos respeitar e não discriminar os outros só por serem diferentes, ou seja, o nosso trabalho representa a igualdade e a inclusão social.

Nota: Além das várias tonalidades de pele que simbolizam a diversidade racial humana, quisemos também representar a comunidade LGBTQI+, o albinismo e o autismo."
CURSO:CATEGORIA D • 3º CICLO
TURMA:7º1
Para saber mais, clique aqui: https://giottoestu.pt/vencedores-2020/

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados