Von der Leyen e nove comissários em "retiro de trabalho” com Guterres em Nova Iorque

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e nove comissários vão participar, entre quinta e sexta-feira, num “retiro de trabalho” em Nova Iorque com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e outros altos funcionários das Nações Unidas.



Em comunicado, o executivo comunitário explica que nesta reunião inédita, que “eleva a parceria União Europeia (UE)-ONU a outro nível”, a Comissão Europeia e as Nações Unidas discutirão “os principais desafios enfrentados pela ordem multilateral e as áreas prioritárias de ação no atual contexto internacional, em particular a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”.

Ainda de acordo com Bruxelas, a Comissão e a ONU discutirão “como a parceria UE-ONU pode ajudar a abordar áreas decisivamente prioritárias como a segurança alimentar, a ação climática e a proteção da biodiversidade, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a cooperação digital”.

“O mundo está num ponto de inflexão importante. A guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia está a prejudicar a ordem internacional e a economia global. É uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, com consequências que vão além da Ucrânia e da Europa. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a ONU para defender o multilateralismo, que é a melhor proteção contra o ‘direito de poder’, e para enfrentar as necessidades prementes do mundo", comentou hoje Von der Leyen, antecipando o ‘retiro’ nova-iorquino.

No final dos trabalhos, Von der Leyen e António Guterres deverão dar uma conferência de imprensa, sexta-feira ao final da tarde em Nova Iorque.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares