Açoriano Oriental
Von der Leyen e nove comissários em "retiro de trabalho” com Guterres em Nova Iorque

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e nove comissários vão participar, entre quinta e sexta-feira, num “retiro de trabalho” em Nova Iorque com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e outros altos funcionários das Nações Unidas.

Von der Leyen e nove comissários em "retiro de trabalho” com Guterres em Nova Iorque

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, o executivo comunitário explica que nesta reunião inédita, que “eleva a parceria União Europeia (UE)-ONU a outro nível”, a Comissão Europeia e as Nações Unidas discutirão “os principais desafios enfrentados pela ordem multilateral e as áreas prioritárias de ação no atual contexto internacional, em particular a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”.

Ainda de acordo com Bruxelas, a Comissão e a ONU discutirão “como a parceria UE-ONU pode ajudar a abordar áreas decisivamente prioritárias como a segurança alimentar, a ação climática e a proteção da biodiversidade, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a cooperação digital”.

“O mundo está num ponto de inflexão importante. A guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia está a prejudicar a ordem internacional e a economia global. É uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, com consequências que vão além da Ucrânia e da Europa. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a ONU para defender o multilateralismo, que é a melhor proteção contra o ‘direito de poder’, e para enfrentar as necessidades prementes do mundo", comentou hoje Von der Leyen, antecipando o ‘retiro’ nova-iorquino.

No final dos trabalhos, Von der Leyen e António Guterres deverão dar uma conferência de imprensa, sexta-feira ao final da tarde em Nova Iorque.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.