Açoriano Oriental
Von der Leyen e nove comissários em "retiro de trabalho” com Guterres em Nova Iorque

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e nove comissários vão participar, entre quinta e sexta-feira, num “retiro de trabalho” em Nova Iorque com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e outros altos funcionários das Nações Unidas.

Von der Leyen e nove comissários em "retiro de trabalho” com Guterres em Nova Iorque

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, o executivo comunitário explica que nesta reunião inédita, que “eleva a parceria União Europeia (UE)-ONU a outro nível”, a Comissão Europeia e as Nações Unidas discutirão “os principais desafios enfrentados pela ordem multilateral e as áreas prioritárias de ação no atual contexto internacional, em particular a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”.

Ainda de acordo com Bruxelas, a Comissão e a ONU discutirão “como a parceria UE-ONU pode ajudar a abordar áreas decisivamente prioritárias como a segurança alimentar, a ação climática e a proteção da biodiversidade, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a cooperação digital”.

“O mundo está num ponto de inflexão importante. A guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia está a prejudicar a ordem internacional e a economia global. É uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, com consequências que vão além da Ucrânia e da Europa. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a ONU para defender o multilateralismo, que é a melhor proteção contra o ‘direito de poder’, e para enfrentar as necessidades prementes do mundo", comentou hoje Von der Leyen, antecipando o ‘retiro’ nova-iorquino.

No final dos trabalhos, Von der Leyen e António Guterres deverão dar uma conferência de imprensa, sexta-feira ao final da tarde em Nova Iorque.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados