Vasco Cordeiro defende manutenção de diferenciação fiscal

O candidato socialista à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu esta segunda-feira a manutenção da diferenciação fiscal em 30 por cento, frisando que se trata de uma medida que pode ajudar o crescimento económico da região.


“Eu compreendo que, na altura em que foi assinado o memorando de entendimento com a troika, não se conhecesse em detalhe a situação financeira das regiões autónomas, mas, neste momento, um conjunto de entidades nacionais e internacionais atesta que a situação financeira nos Açores é equilibrada”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas na Lagoa, em S. Miguel.

O candidato socialista defendeu, por isso, que “não há razão para que não se mantenha na Lei de Finanças Regionais o diferencial de 30 por cento que neste momento está previsto”, rejeitando a redução para 20 por cento prevista no memorando assinado com a troika.

Em causa está a diferença entre as taxas de IRS, IRC e IVA que são pagas no continente e nas regiões autónomas, cuja redução está prevista no memorando de assistência financeira internacional ao país.

Para Vasco Cordeiro, o executivo regional açoriano, além do argumento democrático que resulta da lei e da Constituição, possui uma “legitimidade moral e política” para manter a atual diferenciação fiscal porque “conseguiu, com os recursos que recebeu, desenvolver políticas para beneficiar os açorianos, promover o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantir a gestão equilibrada e rigorosa das finanças públicas”.

“O próprio Governo da República reconhece que a gestão das finanças públicas nos Açores é rigorosa e equilibrada”, frisou.

Nesse sentido, considerou que a defesa da manutenção da diferenciação fiscal em 30 por cento deve “mobilizar todos” nos Açores, acrescentando que se trata de “uma boa oportunidade para demonstrar que não é apenas a austeridade que nove o pais”.

“O Governo da República tem a oportunidade de demonstrar que também está preocupado com medidas que ajudam o crescimento e esta diferenciação fiscal é uma medida que pode ajudar ao crescimento”, afirmou.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares