Tratado de Lisboa

Van Rompuy e Catherine Ashton designados para novos cargos europeus

 Van Rompuy e Catherine Ashton designados para novos cargos europeus

 

Lusa / AO online   Internacional   20 de Nov de 2009, 10:47

O belga Herman Van Rompuy e a britânica Catherine Ashton foram designados para ocupar dois novos cargos europeus, respectivamente presidente do Conselho Europeu e alta representante para a Política Externa dos 27, pelos líderes europeus reunidos quinta-feira em Bruxelas.
Fonte diplomática disse à Agência Lusa que os chefes de estado e de governo da União Europeia chegaram a acordo por consenso num jantar de trabalho convocado pela presidência sueca dos 27 para decidir os nomes dos dois importantes cargos criados com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa em 01 de Dezembro próximo.

Herman Van Rompuy, 62 anos, lidera o governo de coligação da Bélgica há menos de um ano. Democrata-cristão flamengo, é considerado o responsável pelo regresso da estabilidade política ao país depois dos repetidos conflitos entre flamengos e francófonos. Os que se opuseram à sua nomeação como primeiro presidente permanente da UE apontam-lhe falta de carisma.

Catherine Ashton, 53 anos, trabalhista britânica que exerce actualmente as funções de comissária europeia do Comércio, foi um nome avançado quando o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Miliband, recusou ser candidato.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.