Açoriano Oriental
Vacinação arrancou em Valença nos profissionais do centro de saúde
O plano de vacinação dos profissionais do Centro de Saúde de Valença contra a gripe A (H1N1) arrancou hoje, tendo já sido vacinados médicos, enfermeiros e administrativos.

Autor: Lusa/AO Online

O primeiro a ser vacinado foi o delegado de saúde do concelho, Amílcar Lousa, que disse que a ideia é vacinar "o maior número" de profissionais, "embora haja sempre alguém que não o queira fazer".

Até ao momento, e segundo uma enfermeira do centro, dois médicos já recusaram a vacinação.

O Centro de Saúde de Valença tem 10 médicos, 18 enfermeiros e perto de três dezenas de administrativos.

De tarde, vai arrancar a vacinação das grávidas no segundo e terceiro trimestres.

Estão sinalizadas 57 grávidas, das quais 20 já aceitaram ser vacinadas, havendo mais que estão a aguardar a opinião dos respectivos obstetras. O centro de saúde ainda não conseguiu contactar as restantes 27 grávidas.

O plano de vacinação em Valença foi acelerado devido ao surto de gripe A que, segundo Amílcar Lousa, já infectou mais de 300 alunos de todas as escolas do concelho.

Os alunos continuam a ser rastreados à chegada às escolas, com medição da temperatura, sendo enviados para casa todos os que apresentem febre superior a 37 graus.

Na segunda-feira, os alunos entupiram por completo as urgências do Centro de Saúde de Valença, mas hoje o panorama é completamente diferente, não havendo praticamente afluência.

Segundo dados do delegado de saúde, na segunda-feira faltaram às aulas 400 alunos, mas alguns por iniciativa dos próprios pais, que optaram por os deixar em casa face às notícias do surto epidémico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados