Açoriano Oriental
UE felicita Trump e diz-se preparada para trabalho conjunto

A União Europeia (UE) felicitou hoje Donald Trump pela vitória nas presidenciais americanas, recordando os laços entre os dois blocos e dizendo-se preparada para trabalhar em conjunto com Washington.

UE felicita Trump e diz-se preparada para trabalho conjunto

Autor: Lusa


Na sua conta na rede social X, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lembrou a “aliança duradoura e um vínculo histórico” entre a UE e os Estados Unidos da América (EUA).

“Como aliados e amigos”, escreveu ainda, os europeus esperam “continuar a cooperação construtiva” com os EUA, ressalvando que a UE se manterá como um parceiro “forte, unido e soberano ao mesmo tempo que defende o sistema multilateral baseado em regras.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou, também na rede social X, que a UE e os EUA irão “trabalhar em conjunto numa agenda transatlântica forte que continue a dar resultados” para os 800 milhões de cidadãos de ambos os blocos.

A líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assegurou, também na X, que a UE está pronta para colaborar com Washington e para “manter os laços transatlânticos fortes, enraizados nos nossos valores partilhados de liberdade, direitos humanos, democracia e mercados abertos”.

Trump proclamou a sua vitória sobre a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais num discurso a partir da Flórida, na madrugada de hoje, enquanto aguarda pela confirmação e oficialização, quando as projeções dos media norte-americanos o colocam a apenas três votos eleitorais de alcançar os 270 necessários para regressar à Casa Branca.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.