Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Trabalho letivo em “Dinâmica SOS”


Inês Vieira

Estamos passando por um tempo onde os planos mudaram por completo de uma forma “rebelde”, uma das coisas foi o método de ensino. Como será que estamos a ver e a sentir esta nova “dinâmica SOS” de trabalho letivo ou atividade escolar? Estou convencida de que o trabalho e o cansaço triplicaram para toda a comunidade escolar. Temos imensos sites a ser testados para que assim as aulas sejam dadas da melhor maneira e, com isso tudo, estamo-nos adaptando aos poucos.

Na verdade, é tudo novo para nós e só o facto de termos de estar perante os computadores, Tablets e telemóveis diariamente já cansa a visão, não esquecendo que os trabalhos são muito mais fáceis de fazer, por exemplo, em formato Word em vez de estar a escrever no caderno diário. Além disso, temos prazos mais alargados para resolver as tarefas solicitadas pelos nossos professores. Depois, são os imensos sites que estão a ser testados, dificultando mais ainda o trabalho dos professores, visto que estes têm que nos explicar como entrar em cada plataforma, mas também dificulta um pouco o lado dos alunos, pois alguns não têm memória no PC para instalar certas aplicações, caso seja para o fazer. No entanto, acho que já descobrimos a plataforma certa para mandar trabalhos, fazer videoconferências, tirar qualquer tipo de dúvidas e afins, por isso penso que este já não seja um problema.

Porém, há quem defenda uma perspetiva oposta, argumentando que estas aulas pela Internet são completamente desnecessárias, visto que estamos no 3.º período e que este não faz «milagres». Este argumento baseia-se num raciocínio errado, pois, embora eu defendesse também este raciocínio, comecei a pensar que há quem dependa deste período para subir as suas médias, apesar de, neste momento, ser um pouco difícil.

Logo, considerando todas as razões enumeradas, defendo que se nos ajudarmos uns aos outros, embora seja um desafio para todos nós, vamos acabar por dominar a Internet, porque antes pensávamos que já sabíamos mexer em tudo, até passar por isto, e afinal não sabíamos absolutamente nada! Acredito que vamos todos juntos conseguir ultrapassar quaisquer obstáculos, mas, para isso, faz a tua parte, coopera, não tornes as coisas mais complicadas do que já são!

 

Inês Vieira 9.ºF

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Estudo aponta 'forte impacto' das alterações climáticas" é a manchete do Açoriano Oriental
Destaque para "Paulo Nascimento Cabral será candidato às Europeias"
 
Açores executaram 28,72% na área da habitação
O Governo dos Açores anunciou que a região já executou 28,72% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área da Habitação, destacando que aquele valor é superior à média nacional.
 
Cientistas podem ter descoberto “vacina universal”
Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados