Açoriano Oriental
Tibério Dinis anuncia candidatura ao projeto LIFE CWR

Apesar de estar a terminar o cofinanciamento europeu do Programa LIFE, a Câmara Municipal da Praia da Vitória vai continuar a financiar o Projeto LIFE CWR (Coastal Wetland Retoration), desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos, avançando com uma nova candidatura visando a sustentabilidade dos areais da baía da cidade.

Tibério Dinis anuncia candidatura ao projeto LIFE CWR

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A garantia foi dada esta sexta-feira, pelo presidente da autarquia praiense, Tibério Dinis, que presidiu à sessão de abertura do fórum “Projeto LIFE CWR: O Culminar de uma Jornada Ecológica”, no Centro de Interpretação Ambiental, no Paul da Pedreira do Cabo da Praia.


Na ocasião e citada em nota de imprensa, Tibério Dinis, explicou que “estamos a terminar os primeiros passos que demos nesta jornada ecológica (que permitiu a recuperação de três antigos paus da Praia da Vitória), até porque o programa comunitário LIFE e o seu cofinanciamento estão a terminar brevemente. Mas temos que continuar a fazer este caminho e, por isso, apesar do fim do financiamento comunitário, o Projeto LIFE CWR vai continuar a merecer o apoio da autarquia”, acrescentando que “a visão que existiu até aqui é para manter, com financiamento próprio do município, mais modesto é certo, mas vamos continuar este trabalho de visão, sensibilização, projeto ambiental e sustentabilidade destes espaços”.


O autarca falou ainda das mais valias que o projeto trouxe para a Praia da Vitória, nomeadamente, a devolução de “um conjunto de espaços de enorme qualidade, para quem vive, mas também para quem nos visita, nomeadamente no segmento turístico específico do birdwatching, criando uma estratégia ecológica, de sensibilização ambiental e também informativa para os mais jovens. Por isso temos que garantir que vai continuar”.


Tibério Dinis disse ainda que, apesar do financiamento europeu no âmbito deste programa estar prestes a terminar, a Câmara Municipal “não se demite de encarar o financiamento ainda disponível para avançar com outros projetos que queremos desenvolver”, revelando que “está por dias, creio que ainda durante este mês de setembro”, avançará “uma nova candidatura ao programa LIFE para a sustentabilidade dos areais da Praia”.


“Esperamos que esta candidatura venha a ser aprovada, pois seria a garantia de um financiamento importante para assegurar a sustentabilidade de algo que é muito caro à nossa cidade e ao nosso concelho que são as praias que deram nome à nossa cidade e ao nosso concelho”, sublinhou.


Recorde-se que o município praiense foi pioneiro, a nível regional, como entidade beneficiadora dos projetos financiados ao abrigo do Programa LIFE + da União Europeia, através do desenvolvimento do projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória – LIFE CWR”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados