Açoriano Oriental
Taxas de transição escolar nos Açores acima de 90% em todos os ciclos de ensino

O secretário regional da Educação e Cultura disse que as taxas de transição registadas na região no ano letivo 2019/2020 foram as “mais altas de sempre”, situando-se acima dos 90% em todos os ciclos de ensino.

Taxas de transição escolar nos Açores acima de 90% em todos os ciclos de ensino

Autor: Lusa/AO Online

“No ano letivo passado, obtivemos as taxas de transição mais altas de sempre, de 96,9% no primeiro ciclo, em 98% no segundo ciclo, de 94,3% no terceiro ciclo e de 91,9% no secundário”, declarou Avelino Meneses

O governante falava por videoconferência, na abertura do quarto encontro regional de tecnologias na educação, em Angra do Heroísmo.

Avelino Meneses destacou que “todas estas taxas” de transição escolar estão “acima das metas estabelecidas para o termo do programa de promoção do sucesso escolar” na região, o ProSucesso.

O secretário regional realçou que o ano letivo passado foi “um ano atípico” devido à pandemia da covid-19, que obrigou à adoção do ensino à distância.

Tendo em conta essas circunstâncias, Avelino Meneses frisou que “importa” verificar a “consistência” das taxas de transição escolar no futuro.

Na ocasião, o titular da pasta da Educação sublinhou a utilidade da plataforma criada pelo Governo Regional em 2015 para a disponibilização digital de conteúdos educativos (REDA), afirmando que o “ano atípico” provocado pela covid-19 colocou em “evidência” a “indispensabilidade das tecnologias” no ensino.

O ano letivo 2020/2021 irá iniciar-se em 15 de setembro de forma presencial, mas, em nota de imprensa, o executivo açoriano refere estar “preparado para voltar, caso a situação sanitária se altere, ao ensino à distância, tendo, entre outros aspetos, reforçado a aquisição de equipamentos informáticos a ceder aos alunos a título de empréstimo”.

Segundo dados da Pordata, referentes a 2019, os Açores têm a taxa de abandono escolar precoce mais elevada do país (27%), quando a média nacional se situa nos 10,6%.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados