Açoriano Oriental
Stephen Hawking criou prémio de divulgação científica
O célebre astrofísico britânico Stephen Hawking apresentou em Londres uma medalha que vai ter o seu nome e recompensar os que divulgarem as ciências na escrita, filme ou obras de arte.
Stephen Hawking criou prémio de divulgação científica

Autor: Lusa/AO online

“Estou contente por estar aqui hoje para anunciar uma recompensa e não para receber uma”, ironizou o cientista, que se exprime através de um computador, devido a uma doença, durante uma conferência na Royal Society em Londres.

“Esta medalha vai recompensar a excelência da comunicação científica através de diferentes meios, seja a escrita, a rádio, a música, o cinema ou as belas artes”, especificou.

“Em todo o mundo, as pessoas têm um apetite incrível pela ciência (…), querem compreender”, assegurou Hawking, autor do ‘best-seller’ “Uma Breve História do Tempo”.

A partir do próximo verão, três medalhas vão ser atribuídas em cada ano em outras tantas categorias (científica, artística e cinematográfica) durante o Festival Starmus, cuja edição de 2016, a terceira, se vai realizar de 27 de junho a 02 de julho, em Tenerife, nas Canárias.

“É importante reconhecer o enorme trabalho realizado pelas pessoas que procuram divulgar a ciência ao grande público”, estimou o astrofísico Garik Israelian, fundador do Starmus, evento que mistura astronomia e música.

Apoiante do festival desde a primeira hora, o guitarrista do lendário grupo de rock Queen, Brian May, também esteve presente na conferência de imprensa de hoje e lembrou como, desde a sua infância, era um apaixonado pela ciência e pela música, mas que os professores lhe tinham aconselhado não seguir as duas vias ao mesmo tempo.

“Regressei à astronomia há oito anos, para acabar o meu doutoramento. Num sentido, os meus dois sonhos tornaram-se realidade, apesar do que me disseram”, afirmou May.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados