Sporting foi quem mais jogos ganhou em 2008

 Sporting foi quem mais jogos ganhou em 2008

 

Lusa/AO Online   Futebol   23 de Dez de 2008, 10:37

O Sporting foi em 2008 o clube com mais vitórias (33 triunfos) em competições oficiais (nacionais e europeias) entre os três principais clubes portugueses, com 53 jogos realizados.

    O FC Porto, que disputou menos jogos, foi o que apresentou a maior percentagem de vitórias (em mais de dois terços dos jogos disputados), com 31 vitórias em 45 jogos oficiais.

    O Benfica e o FC Porto são, entre os três maiores clubes, as equipas com menos derrotas este ano, nove em ambos os casos, mas dois terços dos resultados negativos dos benfiquistas resultam da sua participação nas competições europeias.

    Nas competições nacionais, o Benfica tem o menor número de derrotas, tanto em valor absoluto (três) como em percentagem do número de jogos disputados (8,6 por cento).

    Nas competições portuguesas o Benfica tem metade das derrotas do Porto e um terço das do Sporting.

    O Benfica é destacadamente o campeão dos empates, com 17 jogos oficiais disputados a terminarem sem vencedor em 2008, verificando-se que metade dos jogos realizados pelo Benfica na Liga Sagres acabaram em empate (14 em 28).

    Nas competições oficiais, nacionais e europeias, o Porto marcou 86 golos e consentiu 32 no ano em curso, o Sporting conseguiu 80 golos e permitiu 39 e o Benfica obteve 67 golos e admitiu 46 na sua baliza, 17 dos quais sofridos em jogos europeus.

    Considerando os três melhores marcadores de golos de cada um dos três principais clubes portugueses, verifica-se que sete dos nove são estrangeiros, com a particularidade de no FC Porto serem todos argentinos.

    Os melhores marcadores foram no Benfica Cardozo (paraguaio), com 17 golos, no FC Porto Lisandro López (argentino) com 22 golos e no Sporting Liedson (brasileiro), também com 22 golos.

    Os dois portugueses que constam da lista dos melhores goleadores dos três maiores clubes nacionais, são Nuno Gomes (Benfica), com sete golos, e Djaló (Sporting), com 12 golos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.