Açoriano Oriental
China
Sobe para 105 número de mortos em explosão de gás em mina de carvão
O número de mortes na explosão de uma mina de carvão no nordeste da China na quinta-feira subiu já para 105, com poucas possibilidades de se encontrarem sobreviventes, segundo um novo balanço que a imprensa estatal chinesa hoje publica.

Autor: Lusa/Ao online
As equipas de salvamento encontram mais 26 corpos durante as últimas horas, depois de terem antes encontrado 79 cadáveres numa mina de carvão na província de Shanxi, o centro de produção de carvão da China, onde ocorreu o acidente, refere a agência noticiosa oficial Nova China.

    Os números da tragédia de quinta-feira não param de subir e a indignação perante os erros que conduziram ao acidente também é cada vez maior.

    Quando aconteceu a explosão, pelo menos 120 pessoas encontravam-se a trabalhar no interior da mina, mas a Administração Estatal de Segurança no Trabalho desconhece o número de desaparecidos.

    "Ainda não sabemos o número exacto de trabalhadores que podem estar presos na mina. Estamos a tentar clarificar esta situação", disse à imprensa An Yuanjie, porta-voz do organismo.

    Yuanjie admite que será difícil encontrar mais sobreviventes e afirmou que "as possibilidades de alguém sobreviver são muito reduzidas, até porque se trata de uma explosão de gás."

    "Devíamos retirar as lições desta catástrofe quanto à interdição das actividades mineiras ilegais, do número excessivo de trabalhadores e quanto à obrigação de relatar imediatamente os acidentes", declarou Li Yizhong, responsável máximo da Administração Estatal de Segurança Mineira, no dia do acidente.

    A imprensa estatal chinesa afirmou que a administração da mina foi a responsável pelo acidente ao permitir os trabalhos de exploração numa zona não autorizada da mina, na tentativa de aumentar o volume de carvão além do limite permitido pela sua licença.

    Além destes erros, segundo a Nova China, a administração só participou o acidente às autoridades seis horas depois da ocorrência porque pretendia conduzir as operações de resgate no local, enviando pessoas não qualificadas para tentar salvar os trabalhadores.

    A decisão dos administradores da mina atrasou as diligências para o salvamento de sobreviventes e aumentou o número de mortes, afirmaram as autoridades de resgate oficiais, segundo a agência chinesa.

    A administração da mina "enviou equipas de resgate para o local do acidente que não eram equipas profissionais de salvamento, o que piorou a situação", referiu An.

    A polícia já prendeu o chefe da mina e o seu representante legal, afirmou a agência Nova China.

    Esta mina, na cidade de Linfen, começou a ser explorada em 1988, recebeu obras de melhoramento e ampliação no ano 2000 e tem uma capacidade de produção de 210 mil toneladas de carvão, segundo a Nova China.

    As minas chinesas são as mais mortíferas do Mundo e só nos primeiros sete meses do ano, segundo dados oficiais, morreram nas explorações de carvão duas mil pessoas, com a média anual a chegar aos cinco mil mortos.

    Só em 2006 morreram 4.700 mineiros em acidentes de trabalho, segundo dados oficiais, mas as organizações independentes dos direitos laborais calculam que o número de mortes nas minas chinesas ronda os 20 mil por ano, uma vez que muitos acidentes nunca são conhecidos do público.

    O Inverno é o período mais perigoso nas minas chinesas, quando estas funcionam de acordo com a sua capacidade máxima para alimentar as necessidades energéticas da economia chinesa. O carvão assegura cerca de 73 por cento do consumo energético da China.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados