Açoriano Oriental
Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido em São Jorge

Um sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido esta madrugada na ilha de São Jorge, nos Açores, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido em São Jorge

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o CIVISA, o sismo foi registado às 00h06 locais e teve epicentro a cerca de um quilómetro a oeste (W) de Beira, na ilha de São Jorge.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Santo Amaro e Urzelina (concelho de Velas), em São Jorge.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", refere-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados