Açoriano Oriental
Sismo com magnitude 4,7 na escala de Richter sentido no Faial, Pico e São Jorge

Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi sentido, esta quarta-feira, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Notícia atualizada às 11h47



Sismo com magnitude 4,7 na escala de Richter sentido no Faial, Pico e São Jorge

Autor: Susete Rodrigues/Lusa/AO Online

Numa nota enviada às redações, a entidade informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 08h51, com epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.


"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Capelo, Castelo Branco e Feteira (concelho de Horta, ilha do Faial).


O evento foi também sentido com intensidade IV nas freguesias de Praia do Norte, Cedros, Salão, Ribeirinha, Pedro Miguel, Praia do Almoxarife, Conceição, Matriz, Angústias e Flamengos (concelho de Horta).

Na ilha do Pico, o evento foi sentido com intensidade III/IV nas freguesias de Madalena, Bandeiras, Criação Velha, Candelária, São Mateus, São Caetano (concelho de Madalena), nas freguesias de Santa Luzia e São Roque do Pico (concelho de São Roque do Pico) e, com intensidade III nas freguesias de São João, Lajes do Pico e Ribeiras (concelho de Lajes do Pico).


Na ilha de São Jorge, foi sentido com intensidade III nas freguesias de Rosais, Velas e Santo Amaro (concelho de Velas) e intensidade II na freguesia de Urzelina (concelho de Velas).


O CIVISA "continua a acompanhar o evoluir da situação".

Desde o dia 3 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica.


Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados