Açoriano Oriental
Sindicato dos Trabalhadores Portuários suspende greve na Região
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Portuários (SNTP) decidiu esta quinta-feira suspender a greve prevista para os Açores a partir de sexta-feira, depois da "abertura ao diálogo" revelada pelo Governo Regional.
Sindicato dos Trabalhadores Portuários suspende greve na Região

Autor: Lusa/AO online

Em declarações aos jornalistas, à margem das negociações que estão da decorrer entre ambas as partes, o vice-presidente do SNTP, Serafim Gomes, disse que a greve "está suspensa até ao dia 2 de outubro".

"Andámos durante dois meses a escrever ao Governo Regional, para tentar resolver o problema, e nunca obtivemos resposta", afirmou o sindicalista, acrescentando que "finalmente agora", o executivo "manifestou abertura ao diálogo", por isso o SNTP decidiu "suspender a greve".

Em causa está um regime de exceção aceite pelo Governo da República relativamente aos cortes no pagamento do trabalho suplementar e na progressão na carreira dos trabalhadores portuários, que não foi extensível aos Açores, e que estaria a causar "injustiças" aos operários açorianos.

No entender do sindicalista, ao não aplicar o mesmo regime de exceção nos Açores, o Governo Regional estaria e transformar os operários açorianos em "trabalhadores de segunda", situação que o sindicato entende não fazer sentido.

"Mas tenho esperança de que, agora, possamos chegar a um acordo", conclui Serafim Gomes.

Na próxima semana, o SNTP, a administração da empresa pública Portos dos Açores e um representante do Governo Regional voltam a reunir para tentar chegar a um entendimento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados