Até 9 de junho

"Sete Pecados Sociais" no Museu de Angra do Heroísmo

O Museu de Angra do Heroísmo tem patente até 9 de junho, na sala Dacosta, a exposição "Sete Pecados Sociais: Seven Social Sins", composta por 21 telas da autoria de Carly Swenson, artista norte-americana residente na ilha Terceira.


Carly Swenson inspirou-se nos sete pecados sociais definidos por Gandhi para criar obras intrigantes e subtilmente provocatórias que, mediante uma intrincada recombinação de ícones clássicos, imagens conceptuais e objetos de uso comum, promovem uma tomada de consciência de persistentes fatores de injustiça no mundo contemporâneo.

 

A pluralidade de técnicas e a multiplicidade de materiais associam-se à exuberância cromática e à interseção de texturas para tornar estas telas imediatamente apelativas.

 

Estes quadros, ainda que dramática e apetecivelmente belos, são essencialmente exercícios de crítica, manifestos de zombaria mordaz ou de comovida irrisão de quem está, como dizia Sophia de Mello Breyner, simultaneamente “deslumbrado com o espantoso esplendor do mundo” e revoltado com o igualmente “espantoso sofrimento do mundo”.

 

Carly Swenson nasceu no Havre, Estado do Montana, tendo concluído o seu bacharelato em Belas-Artes na Universidade Estadual de Bemidji, no Minnesota.

 

Durante a sua estada na universidade, fez frequentes deslocações para estudar no estrangeiro, viajando por diversos países. Estes contatos com culturas cativantes, arquitetura memorável, arte extraordinária e pessoas fascinantes, assim como um recorrente interesse por História de Arte, desempenham um papel determinante no seu trabalho.

 

Atualmente, Carly Swenson vive e trabalha na ilha Terceira, nos Açores, depois de ter residido em Inglaterra.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares