Açoriano Oriental
SEF detém estrangeiro por suspeitas de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que deteve no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um cidadão estrangeiro por alegado tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.

SEF detém estrangeiro por suspeitas de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal

Autor: Lusa/AO Online

Segundo um comunicado do SEF, o homem de 38 anos, que viu o Tribunal de Instrução Criminal aplicar-lhe a medida de coação de prisão preventiva, “foi detido quando se apresentou na fronteira acompanhado por três crianças do sexo feminino, com idades compreendidas entre os oito e os 12 anos, recorrendo ao uso de documentos de viagem alheios, pertencentes a outros menores com semelhanças fisionómicas”.

O indivíduo, proveniente de Bissau, declarou que duas das crianças eram suas filhas e que a outra seria sua enteada, tendo explicado as razões da viagem com a necessidade de tratamentos médicos em território nacional.

Na sequência de várias diligências, a investigação apurou “fortes indícios” de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal e as três crianças foram afastadas do suspeito e colocadas ao cuidado de uma equipa multidisciplinar especializada que encaminhou as menores para uma casa de abrigo sob indicação do Tribunal de Família e Menores.

O comunicado esclarece que o cidadão estrangeiro acabou por ser indiciado pela prática dos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e uso de documentos alheios, com a diligência a resultar ainda na apreensão dos documentos de viagem, cartões de embarque, dois telemóveis e um computador portátil.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados