Açoriano Oriental
Secretário Regional da Agricultura garante empenho no fortalecimento dos apoios no âmbito do PRORURAL +

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural garantiu esta sexta feira o empenho do Governo Regional “no fortalecimento de apoios como o PRORURAL +, num espaço de transição entre quadros financeiros plurianuais, mas em que o setor agrorural vive vários desafios”, referiu.

Secretário Regional da Agricultura garante empenho no fortalecimento dos apoios no âmbito do PRORURAL +

Autor: AO Online/ Lusa

António Ventura falava no âmbito do 6.º Comité de Acompanhamento do Programa PRORURAL+, que é constituído por entidades da Administração Regional, organizações da sociedade organizada, como a Federação Agrícola dos Açores e a própria Universidade dos Açores.

O Secretário Regional sublinhou “visando o dever de informação e de transparência, que a taxa de execução do PRORURAL+ é de 78,28%, o que que equivale a uma despesa pública liquidada de 265 milhões e 96 mil euros”.

Segundo o governante, “importa também salientar que os anos de 2021 e 2022 correspondem a um espaço de transição entre quadros financeiros plurianuais, pelo que só em 2023 se irá iniciar o novo programa de apoio comunitário, que vigorará até 2027”.

Assim, estarão previstas verbas comunitárias nestes anos de transição, “sendo que o Governo dos Açores vai disponibilizar candidaturas ao investimento para as explorações agrícolas e a sua modernização, bem como a melhoria da qualidade dos agroalimentos”, adiantou o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

António Ventura anunciou o pedido de uma audiência à Ministra da Agricultura “no sentido de assegurar que as verbas para estes anos de transição possam colmatar várias fragilidades sentidas nos Açores, tais como o envelhecimento, o despovoamento e a necessidade de criação de oportunidades de trabalho no setor agrorural”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados