Açoriano Oriental
Secretaria de Estado das Pescas vai verificar contas das capturas de atum-voador

O secretário de Estado das Pescas disse esta quinta-feira que vão ser verificadas as contas das capturas de atum-voador, na sequência de um alerta da Federação das Pescas dos Açores para uma alegada discrepância de dados.

Secretaria de Estado das Pescas vai verificar contas das capturas de atum-voador

Autor: Lusa/AO Online

“Face ao alerta, estamos a verificar administrativamente todas as contas, porque parece haver razão no alerta lançado pela federação”, adiantou o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, em declarações à agência Lusa.

Num comunicado divulgado na quarta-feira, a Federação das Pescas dos Açores disse que o valor das capturas de atum-voador avançado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) não coincidia com os dados das descargas em lota.

Questionado pela Lusa, José Apolinário disse que a Secretaria de Estado das Pescas vai verificar todos os procedimentos da contabilidade e, caso necessário, corrigir o erro.

“Vamos verificar todos os procedimentos de todas as contas para naturalmente prosseguir a pesca dentro do limite que tínhamos estabelecido”, assegurou.

Segundo a federação, “a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou, recentemente, um aviso no qual refere que a quota nacional de 1.994 toneladas destinadas à captura de atum-voador já atingiu os 80%”, mas “no início desta semana, o estado das capturas desta espécie, entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira, era cerca de 1.250 toneladas, correspondendo a uma percentagem de, aproximadamente, 63%”.

A associação liderada por Gualberto Rita exigiu, por isso, que a Secretaria de Estado das Pescas clarificasse o valor da quota já atingido.

“Numa altura em que esta é a espécie de atum em maior abundância, a Federação das Pescas dos Açores não compreende o que terá acontecido para a quota de atum-voador ter chegado a esta ponto”, referiu.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados