Açoriano Oriental
Ópera
São Carlos apresenta "Siegfried" na Internet no dia 12
O Teatro Nacional de São Carlos anunciou que vai transmitir, em colaboração com a RTP, online e em directo a ópera "Siegfried", de Wagner, no dia 12 de Outubro.
São Carlos apresenta "Siegfried" na Internet no dia 12

Autor: Lusa/AOonline
É a primeira vez que isso acontece no teatro lírico nacional e o objectivo é "atingir novos segmentos de público na divulgação da programação do São Carlos", disse à Lusa Pedro Moreira, gestor do teatro.

    "No início do ano, já transmitimos uma ópera em directo para 14 cine-teatros espalhados pelo país (Das Märchen), e agora, com esta iniciativa, procuramos ir mais além, disponibilizando a ópera de Wagner para o espaço global", indicou.

    Apesar da transmissão, via satélite, da ópera "Das Märchen", do compositor Emmanuel Nunes, não ter captado muito público para os cine-teatros de todo o país, em Janeiro passado, Pedro Moreira considerou que "o conceito ficou aprovado".

    "Siegfried", com encenação de Graham Vick, estreou no São Carlos no passado dia 30 de Setembro, dando início à temporada lírica.

    "Esta ópera é, do ponto de vista do orçamento, a mais cara da temporada", disse o gestor, acrescentando que a produção ronda um milhão de euros.

    Segundo Pedro Moreira, as récitas da ópera no São Carlos (até 18 de Outubro) estão esgotadas.

    "Esta é a forma de chegarmos a mais pessoas", disse, adiantando que "não é uma iniciativa esporádica e descontextualizada. Corresponde a um eixo estratégico que visa a abertura do São Carlos à sociedade civil e a captação de novos públicos".

    A transmissão online será dia 12 (às 16:00) através dos sites: www.saocarlos.pt e www.rtp.pt. A ópera tem a duração de quatro horas e meia.

    Nos dias 9 e 12 de Outubro, serão também transmitidas em directo duas récitas de "Siegfried" num ecrã gigante colocado no exterior do teatro, onde será possível ver ainda gravações (nos dias 9, 10, 11 e 12) das duas outras óperas do ciclo "O anel do Nibelungo" apresentadas em 2006 e 2007 - "O Ouro do Reno" e "A Valquíria".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados