Banca

Santander Totta considera inevitável consolidação do sistema financeiro ibérico

Os movimentos de fusões e aquisições entre instituições financeiras ibéricas vão marcar o futuro dos sectores bancários português e espanhol, defendeu José Elias da Costa, administrador do Santander Totta.


"Pode haver consolidação transfronteiriça entre Portugal e Espanha", afirmou o responsável, acrescentando que "vai haver inevitavelmente uma propensão para a consolidação do sistema financeiro no mercado ibérico".

Questionado sobre se a tendência passará por bancos espanhóis comprarem bancos portugueses e se acredita que o contrário é possível, o administrador do Santander Totta disse que "o BES tem estado relativamente activo em Espanha a procurar expandir o seu 'franchise'. Não estou a ver grande apetência de outros bancos espanhóis virem fazer aquisições em Portugal", acrescenta.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região