Santa Maria vai receber aterragem do 'Space Rider' da Agência Espacial Europeia

A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai receber em 2027 a aterragem do primeiro voo do `Space Rider´, o futuro veículo não tripulado da Agência Espacial Europeia (ESA), anunciou o presidente da Agência Espacial Portuguesa



“Estamos aqui já num novo momento. O voo inaugural do 'Space Rider', o primeiro voo, vai aterrar em Santa Maria em 2027. Temos dois anos para começar a fazer as infraestruturas e para preparar-nos exatamente para isso”, afirmou Ricardo Conde.

O responsável falava à margem da inauguração da sede da Agência Espacial Portugal em Santa Maria, um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros suportado pelo Governo Regional dos Açores.

Segundo a ESA, o 'Space Rider' permitirá à Europa ter um transporte viável para operações espaciais para e do espaço, garantindo à indústria europeia a "capacidade de abrir novos mercados".

O diretor dos programas de voo da ESA também avançou que a ilha açoriana, pelas características que apresenta, foi considerada a “solução preferida” da agência europeia para receber a aterragem do 'Space Rider' em 2027.

“Estamos a trabalhar nisso e precisamos de ter o acordo final para ter a certeza que vai acontecer”, adiantou Stefano Bianchi, ao adiantar que a ilha necessita ainda de algumas infraestruturas, mas que isso “não é um grande problema”.

“Em particular para receber o 'Space Rider', as infraestruturas são as mesmas que podem ser reusadas para pequenos lançamentos”, afirmou.

Sobre Santa Maria, com cerca de 5.500 habitantes, Ricardo Conde salientou que a presença da Agência Espacial Portuguesa não se limita ao porto espacial, “mas sim a capacidades que complementam variadíssimas atividades” ligadas ao setor espacial.

O acesso ao espaço, habitualmente designado como porto espacial, é uma dessas componentes, referiu o presidente da Portugal Space, ao adiantar que, no âmbito da diversificação de capacidades, está a ser construído um centro tecnológico espacial que vai servir também para os voos de retorno.

Este investimento “é importante pelas possibilidades que se abrem de tornar Santa Maria, os Açores e Portugal numa resposta à Europa no retorno de missões espaciais”, alegou Ricardo Conde.


PUB

Premium

Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira venceu processo contra família que vendeu casa onde residia, na rua da Arrenquinha. Habitação era propriedade da junta e negócio foi considerado nulo, quer pelo tribunal de Ponta Delgada, quer pela Relação de Lisboa