Açoriano Oriental
Rússia inicia transferência de ativos em territórios anexados

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto para transferir rapidamente para jurisdição russa empresas localizadas nas regiões ucranianas anexadas ilegalmente pela Rússia em setembro, o que significa, na prática, a alienação de ativos ucranianos.

Rússia inicia transferência de ativos em territórios anexados

Autor: Lusa/AO Online

A lei estabelece que os empresários individuais estabelecidos nas quatro províncias do leste e sul da Ucrânia - Lugansk, Donetsk, Zaporijia e Kherson - devem registar-se no Sistema Unificado de Entidades Jurídicas da Rússia o mais tardar até 30 de junho próximo.

As empresas, por sua vez, devem fazer o mesmo até 31 de dezembro do próximo ano.

Além disso, as empresas de Donetsk e Lugansk devem cumprir a legislação russa correspondente aos seus documentos de incorporação a partir dessa mesma data, enquanto as de Zaporijia e Kherson devem cumprir a lei russa a partir de 30 de junho de 2024.

O Kremlin havia anunciado em outubro que era óbvio que o governo teria de lidar com esta questão, dado que existem "bens abandonados" em Donetsk, Lugansk, Zaporizjia e Kherson, e que estes, "claro, não podem ficar parados".

"Temos que ativá-los. Alguém deve incluí-los no seu balanço", disse na altura o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov.

"Isto é perfeitamente normal porque é o território da Federação Russa", disse, isto apesar de a Rússia não controlar completamente nenhuma das quatro províncias.

"Na Crimeia houve proprietários que abandonaram os seus bens quando a península se tornou russa. Muitos, nem todos, foram convidados a reclamar os seus direitos e a registar as suas empresas sob a jurisdição da Federação Russa", disse.

Por isso, acrescentou, "já existe um precedente" a este respeito.

"Em todo o caso, os bens têm proprietários, e todos têm o direito, nos termos da lei russa, de reclamar os seus direitos sobre este ou aquele ativo, mas já com base no facto de ser território da Federação Russa", esclareceu Peskov.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados