Açoriano Oriental
Obama/Um ano
Rui Machete destaca mudança em relação aos EUA
Um ano depois da eleição de Barack Obama, o presidente da Fundação Luso-Americana, Rui Machete, destacou a mudança na percepção que o mundo tem dos Estados Unidos e a importância disso para a resolução dos problemas mundiais.
Rui Machete destaca mudança em relação aos EUA

Autor: Lusa/AO Online

"Barack Obama foi fiel à postura que manteve durante a campanha eleitoral de promover uma alteração muito significativa da imagem dos EUA (…) E cumpriu", disse Rui Machete à Agência Lusa, referindo as várias intervenções em que "Obama foi claro sobre o desejo de que os EUA modificassem a sua anterior posição de isolamento e de desconfiança".

Para o presidente da Fundação Luso-Americana, essa nova postura "traduziu-se numa política de diálogo, de cooperação, (…) e alterou muito a percepção que os outros países têm dos Estados Unidos", o que "é muito importante" para uma distensão das relações internacionais.

Rui Machete admitiu que "ainda é cedo para avaliar os resultados da sua política" porque passou apenas um ano, mas sublinhou que são "resultados importantes" o "diferente posicionamento dos EUA e a diferente percepção tanto de países que têm relações conflituosas com os Estados Unidos como dos aliados, como os países europeus".

"O Médio Oriente, o Afeganistão, o Paquistão, a luta contra o terrorismo (…) são problemas muito sérios, que não se resolvem apenas com esta posição dos EUA. Mas ajuda, melhora as coisas, contribui para concitar a vontade das pessoas que estão efectivamente empenhadas em chegar a resultados", disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados